“Aquele Querido Mês de Agosto” venceu, no passado fim-de-semana, o prémio para melhor filme no XI Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires. O prémio garante a distribuição nas salas de cinema, DVD e televisão naquele país sul-americano. O realizador Miguel Gomes foi ainda homenageado na capital argentina com uma retrospectiva completa da sua obra.

O filme

“Aquele Querido Mês de Agosto” é um filme na fronteira entre documentário e ficção realizado em 2008 por Miguel Gomes. A longa-metragem passa-se numa aldeia beirã durante o mês de Agosto, ou seja, em pleno regresso de emigrantes, época de bailes e festas por todo o interior português. É protagonizado por populares, actores amadores e pela própria equipa de produção.

O filme que Miguel Gomes realizou, co-escreveu e co-editou, tem, de resto, um rol de prémios internacionais assinalável: melhor filme no Festival Valdivia, prémio da crítica no Festival de São Paulo (onde passou com legendas), prémio especial do júri no Festival de Guadalajara, entre outros triunfos e nomeações.

Quanto a participações futuras, “Aquele Querido Mês de Agosto” foi seleccionado para participar em festivais de cinema nos Estados Unidos da América e na Nova Zelândia. O filme, o quinto trabalho do realizador Miguel Gomes, foi o candidato português ao Óscar de melhor filme estrangeiro.

Ainda este ano, a produtora O Som & A Fúria vai lançar, em Portugal, a edição DVD do filme.

O realizador Miguel Gomes nasceu em Lisboa em 1972 e, depois de alguns anos como crítico de cinema, estreou-se em 1999 na realização com a curta “Entretanto”. “Aquele Querido Mês de Agosto”, de 2008, foi a sua segunda longa-metragem.