Seis horas por dia em jogo. É quanto tempo gasta, em média, Lívio Matos, um dos cerca de 136 mil utilizadores portugueses registados no “Travian”, o jogo de estratégia online criado, em 2004, pela Travian Games.

De acordo com o estudo Netpanel, da Marktest, divulgado esta semana pela Lusa, o “Travian” está em primeiro lugar na lista dos jogos online que fazem com que os portugueses passem mais tempo ao computador. Quinze horas por utilizador é o recorde registado.

As regras são simples e tornam o jogo acessível a todas as idades. Basicamente, o “Travian” é um jogo de estratégia que consiste na manutenção de uma aldeia que é atribuída a cada utilizador. Podem ser feitas alianças entre as aldeias, havendo ataques ou relações pacíficas. “É um jogo de inteligência e de paciência. “Por vezes, um jogador inteligente, ultrapassa um jogador experiente”, explica Lívio Matos ao JPN.

O que tem o Travian de especial?

O fenómeno “Travian” acaba por ganhar maior destaque quando se sabe que países como os Estados Unidos, o Reino Unido e o Brasil têm menos utilizadores do que Portugal. Mais longe está, por exemplo, a Arábia Saudita país que conta com um total de 961 mil jogadores.

Outros jogos “viciantes”

Para além do “Travian”, outros jogos como o “Hattrick” e “TribalWars” não ficam muito atrás do jogo online de estratégia mais procurado pelos portugueses, de acordo com a Marktest. No “TribalWars” os objectivos de jogo são semelhantes e o número de utilizadores é também elevado.

“É aqui que as personagens por nós criadas no jogo se tornam reais e dão toda uma nova dimensão de companheirismo, partilha de problemas reais e resolução dos mesmos”, começa por dizer Lívio Matos, para justificar o sucesso do jogo.

Já para Rui Almeida, o “Travian” é um jogo “inesperado” por não se se saber o que vai acontecer no momento seguinte, o que faz dele “um jogo muito atractivo”.

“Um desafio”. É como se apresenta o “Travian” para José Eduardo, que aponta este facto como sendo “catalisador” de cada vez mais utilizadores.

Qualquer que seja a razão, o “Travian” foi elogiado recentemente pela UNESCO, que destacou o “grande potencial de ensino e aprendizagem” do jogo. “É uma filosofia de vida”, resume Lívio Matos.