A partir da segunda semana de Junho, data prevista para a abertura do SEA LIFE Porto, miúdos e graúdos vão ter a oportunidade de ver e até interagir com diferentes criaturas marinhas e de água doce.

São cerca de 5600 peixes de 100 espécies diferentes, desde tubarões, camarões, estrelas do mar, polvos, etc, distribuídos pelos 31 aquários, que estão já a ser construídos, junto ao Castelo do Queijo.

O maior, que irá acolher tubarões, raias e outras espécies, terá 600 mil litros de água e cerca de seis metros de altura. Ao todo, poderão ser apreciadas cinco espécies de tubarões no oceanário – tubarão de pontas pretas, tubarão enfermeiro, tubarão zebra, tubarão epaulette e tubarão cornudo.

“Existem várias salas, cada uma das quais recriando um ambiente particular e o espaço ideal para observar as espécies que aí são recriadas, alimentando ao mesmo tempo o imaginário e fantasia dos nossos visitantes, independentemente da sua faixa etária”, refere Ana Torres, da Merlin Entertainments, empresa organizadora.

Espécies raras e sob ameaça

Para além das cinco espécies de tubarões, o novo ocenário do Porto irá acolher exemplares de várias espécies invulgares ou sob ameaça. Entre elas, conta-se uma quinta de corais – “por forma a tornar sustentável a sua propagação em cativeiro, sem necessidade de colheita no meio selvagem” -, um cardinal de Bangai (um peixe tropical bastante ameaçado) e ainda espécies de cavalos marinhos como o Zebra Snout ou o Slender.

Elementos míticos do Porto

O espaço, que terá ligação ao parque da Cidade, irá reproduzir também alguns dos elementos simbólicos do Porto, desde os socalcos das encostas do Douro, à ponte D.Luiz, passando pelos barcos rebelos ou as fachadas dos edifícios da Ribeira.

“O Porto e a região norte do país já mereciam um equipamento desta natureza”, acrescenta Ana Torres ao JPN. A escolha da cidade para acolher o SEA LIFE – oceanário presente em vários países por todo o mundo – prendeu-se também com o “potencial que a cidade do Porto apresenta”, evidenciado através de estudos realizados pela empresa.

Preços e actividades

Com um investimento de 10 milhões de euros nesta primeira fase, a viagem pelas profundezas, desde a nascente do rio Douro até ao oceano Atlântico custará aos adultos 10,95 euros. Para as crianças até aos 12 anos e seniores com mais de 55 anos, o bilhete será de 8,20 euros.

Para além da interacção física, os visitantes terão ainda a oportunidade de participar em projectos de estudo e observação de comportamento de espécies, alimentação diária dos animais, concursos e workshops.