O I-SWEEEP, certame internacional sobre Engenharia, Energia e Meio Ambiente, recebe, na sua segunda edição, uma equipa de jovens cientistas portugueses. Os seis estudantes do secundário foram seleccionados pela Fundação da Juventude e vão estar em Houston de 15 a 20 de Abril.

O objectivo dos “olímpicos da sustentabilidade” é receber jovens investigadores que apresentem projectos que vão de encontro aos desafios ambientais que o planeta atravessa, sobretudo em matéria de sustentabilidade.

A participação portuguesa, inédita nas duas edições do I-SWEEEP, conta com a presença de estudantes dos Açores e do Grande Porto. A selecção da Fundação da Juventude fez-se através do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores, evento promovido pela fundação desde 1992.

“Rota das Lagoas 27”, um estudo sobre a qualidade das águas açorianas, e “Produção de Hidrogénio com benefícios ambientais” vão ser os dois trabalhos apresentados. Ao JPN, Susana Chaves da Fundação da Juventude salienta a importância de “participar em certames internacionais” deste tipo.

Quanto ao estado de espírito dos jovens investigadores na véspera da sua participação, Susana Chaves conta que “estão muito contentes e excitados” porque “investiram bastante nas apresentações”. As expectativas, claro, são “boas”, mas a responsável ressalva: “Vamos esperar”.

I-SWEEEP é o acrónimo de “International Sustainable World (Energy, Engineering and Environment) Project Olympiad”. A primeira edição, no ano passado, recebeu mais de 400 projectos de 52 países. O concurso é organizado pela Fundação Cosmos, organização educacional não-lucrativa, que promove eventos na área das Matemáticas, Ciências e Tecnologias.