Dezassete farmácias estão autorizadas a vender medicamentos na Internet, enquanto 223 podem fazer entrega de remédios ao domicílio. Estes são os números obtidos um ano após o início do funcionamento do portal do Infarmed que permite estas opções.

Fonte do Infarmed disse ao JPN que a venda online “é uma opção das farmácias”, pelo que não cabe ao Infarmed “responder por isso”. “É do interesse das farmácias estudarem a viabilidade de terem, ou não, o site para dispensa de medicamentos”, salienta. Assim, “não depende do Infarmed a iniciativa empresarial, estratégica e comercial das farmácias”.

A Autoridade Nacional do Medicamento indica que, desde a entrada em funcionamento do portal, 22 locais de venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) foram também autorizados a entregar medicamentos ao domicílio. Dois destes locais podem também fazê-lo através da Internet.

O portal do Infarmed disponibiliza a lista dos sites que estão autorizados a vender medicamentos pela web. A segurança dos utentes e a qualidade do medicamento são garantidas no momento da entrega ao domicílio. A entrega só pode ser feita por um farmacêutico ou por um técnico de farmácia autorizado.

Além disso, a dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica, através da Internet ou ao domicílio, tem obrigatoriamente de ser acompanhada pela entrega da respectiva receita, que deve estar devidamente validada.

As formas de pagamento aceites, o preço do serviço, a área geográfica abrangida pela farmácia ou posto de venda de MNSRM e o tempo provável para a entrega dos medicamentos são algumas das informações disponíveis nos sites autorizados.

O número de queixas recebidas no site do Infarmed, no último ano, foi de 55. Para o Infarmed, “as reclamações via online não diferem muito das reclamações pelas vias mais comuns”.