Ao longo do mês de Julho são esperados mais de 5000 alunos de todo o país para mais uma edição da Universidade Júnior. A iniciativa, promovida pela Universidade do Porto (UP), aposta na aproximação dos mais novos ao mundo universitário.

Destinado aos jovens entre os 11 e os 17 anos, a Universidade Júnior abriu as portas aos mais jovens no Verão de 2005. Este ano, as inscrições foram abertas a 26 de Março e, em apenas 15 dias, foram preenchidas mais de metade das vagas disponíveis.

“A Universidade Júnior é sempre um sucesso. Rapidamente as vagas ficam preenchidas. Estou convencido que vamos chegar a Julho com tudo [as vagas] preenchido”, confirma ao JPN Paulo Gusmão, um dos coordenadores do projecto.

Novas actividades para a Universidade Júnior

Este ano, os alunos do ensino básico e secundário podem participar em 120 actividades divididas pelas 14 faculdades da UP. Em tempo de férias, todos os alunos inscritos podem conhecer mais sobre a vida de um estudante universitário do Porto.

Paulo Gusmão adianta ao JPN que existem novas actividades previstas para a edição deste ano. “Pela primeira vez vamos ter uma escola de Arqueologia. Houve várias reformulações nas actividades da área da Biologia. Também vai haver pela primeira vez um programa de Astronomia”.

Em todas as actividades, os alunos da Universidade Júnior são monitorizados por alunos e professores da UP que esclarecem qualquer dúvida dos mais novos.

Universidade Júnior para todos

A iniciativa é alargada a todos os alunos do país e também do estrangeiro. Para quem vive fora da cidade, a UP criou, em parceria com a Vertico, um programa de alojamento, com um custo total de 85 euros por semana. O preço inclui as deslocações entre o local de alojamento e as faculdades, a realização de actividades suplementares e ainda o pequeno-almoço e jantar.

As inscrições para a Universidade Júnior estão abertas até 12 de Junho e todos os interessados só precisam de passar pelo site da Universidade Júnior. Mediante a autorização dos pais, podem depois inscreverem-se nas actividades desejadas, de acordo com a faixa etária.