Depois da adesão à União dos Teatros da Europa (UTE) em 2003, o Teatro Nacional São João (TNSJ) chega à administração desta entidade europeia. Um cargo que “implica mais trabalho, mais responsabilidade”, defende José Luís Ferreira, responsável pelas Relações Internacionais do teatro.

A visão do TNSJ de “como deve ser administrada” a UTE ganha, assim, “uma possibilidade prática de acontecer”, sublinha Luís Ferreira ao JPN. O responsável ressalva o balanço “bastante positivo” da adesão à UTE.

A União de Teatros da Europa

A UTE foi criada em 1990 com o objectivo de agrupar singularidades, baseada num entendimento da pluralidade do “Teatro de Arte” na Europa. Desenvolve uma acção cultural comum que transcende as fronteiras de cada país, possibilitando a circulação regular de projectos e criadores.

“Permitiu iniciar um processo de internacionalização e já permitiu que o teatro saísse inúmeras vezes com espectáculos apresentados sobretudo em Espanha, França, Itália, na Alemanha e na Roménia. Permite, principalmente, que não estejamos sozinhos, aqui no nosso cantinho periférico da Europa”, conclui.

Para além do TNSJ, na Assembleia-Geral também foram nomeados, para a administração da UTE, o Théâtre Nanterre-Amandiers e o Théâtre National de Strasbourg (França), o Teatro de la Abadia (Espanha), o Piccolo Teatro di Milano (Itália), bem como o autor e encenador francês, Roger Planchon.

Na reunião, em que o TNSJ esteve representado pela presidente, Francisca Carneiro Fernandes, e pelo próprio José Luís Ferreira, aprovou também a reeleição do romeno Alexandru Darie para presidente da UTE e a aprovação de novos estatutos, resultado de um longo trabalho em que o TNSJ esteve bastante envolvido.

“Estes novos estatutos foram resultado de um trabalho que se iniciou em Dezembro de 2006, realizado por uma comissão que o própio TNSJ integrou desde o início”, explica José Luís Ferreira ao JPN.

Se, até agora, a UTE era “corporizada quase exclusivamente no director do teatro”, pretende-se que, com os novos estatutos, os “teatros passem a cooperar a todos os níveis”, desde a direcção e programação, até à comunicação e assistência técnica, reforçando a “cooperação multinível”.

Na próxima semana, a 23 de Abril, em Paris, realiza-se a próxima reunião do novo conselho de administração

Uma crescente participação internacional

A inclusão do Teatro Nacional de São João no mundo artístico internacional não se faz unicamente através da União dos Teatros da Europa. Essa projecção tem-se intensificado nos últimos anos.

“Um deles e a titulo de exemplo é o Turismo Infinito, [uma peça que partiu] da obra de Fernando Pessoa, com encenação de Fernando Pais. Já teve apresentações em França e Espanha. Agora vai estar em São Paulo, no Brasil. Estão já em perspectiva apresentações em Madrid, no início de 2010, e nos arredores de Paris”, refere José Luís Ferreira.

“São projectos e acções que se vão desenvolvendo através do estabelecimento de contactos, do encontro de afinidades artísticas.É uma realidade que está em permanente construção”, conclui o representante.