O cinema a preto e branco está de volta ao Porto com o Festival Black & White, o “melhor de sempre”, garante a organização. A sexta edição do festival de cinema a preto e branco realiza-se de 22 e 25 de Abril no Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

A competição “bastante forte” promete ser um dos pontos fortes deste ano, numa
edição que volta a convidar o público a “redescobrir a vida a preto e branco”, como destacam Jaime Neves e Marta Reis, directores do evento.

No total, o sexto Black & White vai exibir 52 obras provenientes de 21 países, número recorde do festival. Num “cartaz” onde não faltam filmes de ficção, documentários, videoclips e sequências fotográficas, assinala-se ainda a presença de nove filmes de animação, com destaque para a animação Manga japonesa.

A edição deste ano conta ainda com a estreia nacional de 16 curtas-metragens e a estreia mundial de quatro filmes estrangeiros. “É algo que nos orgulha, que nos prestigia, a nós Black & White, a nós Porto e aos artistas que trabalham todo o ano para estrear as suas obras neste festival”, acrescenta Jaime Neves.

Manoel de Oliveira na abertura

A cerimónia de abertura do Black & White 2009 homenageia o realizador centenário Manoel de Oliveira, com a projecção da obra “(De)criando… à sombra de Oliveira”. A peça consiste na recriação de algumas obras de Manoel Oliveira, presidente honorário, sonorizadas por artistas que fazem parte da Formação Variável de Laptops do Citar. É dia 22 de Abril às 21h45.

A crescente internacionalização do festival é outra ambição do Black & White 2009. Em competição vão estar filmes de Angola, Finlândia, Estados Unidos, Japão, Hungria, Polónia, entre outros. Já o Júri do evento vai contar com nomes como Victor Asliuk, realizador e argumentista bielorrusso, Waltraud Grausgruber, directora austríaca do festival “Tricky Women”. A estes juntam-se os portugueses, Rui Xavier, vencedor do Grande Prémio Visão Fotojornalismo 2000, José Maçãs Carvalho e Paulo Ferreira-Lopes.

Novidades trazem cor ao festival

O Black & White 2009 não vai ser um festival apenas a preto e branco. Este ano, foi lançado o desafio a jovens artistas de criarem spots, vídeos promocionais, inspirados nas cores de papel higiénico, que vão ser exibidos a 22 Abril, na mostra “Renova Black Label”.

Uma outra novidade desta edição são as Noites Black & White, que contam com concertos de Dead Combo (quarta-feira), Budda Power Blues (quinta-feira) e de Dixie Boys (sexta-feira). A festa de encerramento, a 25 de Abril, realiza-se no Plano B.

“Há uma paixão muito grande que move a produção deste festival, é rico no prazer de mostrar coisas novas”, refere Pedro Neves, antes de concluir: “Não queremos gastar dinheiro, gostamos muito de arte e cinema e portanto só queremos partilhar”.