Visitar o Centro Histórico do Porto, descobrir as colecções da Casa Museu Guerra Junqueiro ou explorar a zona da Sé através de um peddypaper são algumas das actividades que todos os portuenses vão poder experimentar, este sábado, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009.

Promovido pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto em parceria com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), o “roteiro” de actividades pretende dar a conhecer a toda a população alguns dos mais importantes e históricos locais da cidade.

Num programa [PDF] com arranque marcado para as 10 hroas da manhã, não faltam visitas guiadas ao Centro Histórico, à Casa do Infante ou à Casa Museu Guerra Junqueiro. Estão ainda contemplados o Palacete dos Vincondes de Balsemão (onde os visitantes podem “saber como tratar um objectivo arqueológico”), o Museu Romântico do Porto (palco da reconstituição de uma casa da alta burguesia portuense do século XI) e a Biblioteca Municipal do Porto. Nesta última, está prevista uma visita aos claustros do antigo Convento de Santo António da Cidade.

A autarquia responde assim ao desafio lançado pelo IGESPAR que, para assinalar a efeméride, convidou todas entidades detentoras e gestoras do património cultural do país a promoverem actividades dirigidas ao público em geral. “Pretende-se cada vez mais aproximar o cidadão do património” e “dar a conhecer para que as pessoas amem” , explicou fonte do IGESPAR ao JPN, até “porque se não se conhece, não se ama”, acrescenta o instituto..

Diocese do Porto também se associa ao evento

Para além da autarquia, também a Diocese do Porto assinala, ao longo deste sábado, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2009. A programação inclui um workshop sobre “Boas práticas para a conservação do património religioso” e um espectáculo multimédia inspirado no Sermão de Santo António aos peixes, a ter lugar, pelas 21h30, na Igreja S. José das Taipas

Actividades por todo o país

No total, são cerca de 450 as actividades que o IGESPAR vai desenvolver um pouco por todo o país, ilhas incluídas. “As famílias saem de casa e conhecem o que está à sua volta”, prevê o IGESPAR, sobre uma iniciativa que, de “forma construtiva”, pretende “contrariar a tendência de falar nos monumentos como património senil das cidades”.

Entre as várias actividades que vão decorrer a nível nacional destaca-se a apresentação, em Santarém, de um projecto desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Tomar com a INI-GraphicsNet, que permite o acesso virtual aos monumentos portugueses que constituem Património da Humanidade.

No Pavilhão do Conhecimento Ciência-Viva, em Lisboa, os mais novos vão poder estar na pele de um arqueólogo. Já em Ponta Delgada, abrem-se as portas do Convento da Esperança, um monumento pouco conhecido da principal cidade açoreana.

Criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e, posteriormente, aprovado pela UNESCO, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios visa alertar para a preservação e valorização do património. Este ano, a afeméride tem como tema principal o “Património e a Ciência”.