“Rosinha” foi o nome que mais se ouviu esta segunda-feira à noite, no Pavilhão Municipal de Gaia, palco da cerimónia de abertura dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’09). Os apelos foram dirigidos a Rosa Mota, madrinha do evento que, até sábado, junta no Porto e em Gaia os melhores atletas universitários de dezasseis modalidades diferentes.

Para além de Rosa Mota, também Nuno Fernandes, antigo recordista nacional de salto com vara, apadrinha a competição. Numa intervenção onde quis relembrar os atletas estudantes sobre a possibilidade de conciliarem os estudos com a prática desportiva, o ex-atleta olímpico deu a sua vida como exemplo, ou não tivesse frequentado o ensino superior – no Instituto Superior de Engenharia do Porto – enquanto atleta.

Laurentino Dias foi o primeiro a discursar perante uma plateia onde se encontravam alguns dos mais promissores atletas nacionais. Entre elogios a Rosa Mota, a “menina bonita dos portugueses”, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto aproveitou para salientar o bom trabalho da organização dos CNU’09, a cargo do Instituo Politécnico do Porto (IPP) e da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

Primeiros títulos atribuídos no Ténis e no Ténis de Mesa

Apesar de ainda agora terem começado, os Campeonatos Nacionais Universitários já têm os seus primeiros campeões. No Ténis Masculino, Vasco Pascoal (AEFMH) impôs-se a Gustavo Oliveira e a Miguel Peres, da Universidade do Porto. A “vingança” da UP ocorreu no sector feminino, tendo Diana Costa alcançado o título universitário. Os primeiros campeões do ano vieram, porém, do Ténis de Mesa, com as vitórias de Carina Costa (AEISCSP), em femininos, e de Vitaly Efimov (AAUMa), no sector masculino.

Marco António e José Guilherme Aguiar, representantes da Câmara de Gaia (município onde estão localizadas doze das catorze instalações desportivas ocupadas pelos CNU), deixaram votos de boa-sorte aos desportistas. Mário Dorminsky, organizador do Fantasporto e José Barros seleccionador nacional de atletismo foram outros convidados presentes.

Entre os discursos e a apresentação do campeonato os atletas puderam assistir às actuações das Just 4D, um espectáculo ritmado que abriu o apetite dos atletas para o churrasco que se desenrolou após a cerimónia, organizado pelo IPP.

Até sábado, os CNU’09 trazem ao Porto e em Vila Nova de Gaia mais de 2000 atletas universitários de 18 instituições do ensino superior em Portugal. O evento reúne pela primeira vez – no mesmo local e em simultâneo – as dezasseis modalidades em competição nos CNU.