Entrar no ensino superior traz aos jovens “desafios críticos” pessoais que exigem sociabilidade para serem ultrapassados. As palavras são de Carla Faria, professora da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e marcaram a conferência sobre adaptação no ensino superior que teve lugar, esta terça-feira, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Segundo a docente, os “estudantes mais competentes socialmente enfrentam melhor o ensino superior, com melhores resultados académicos”. Isto numa sociedade que, avisa Carla Faria, pressiona os jovens a progredir “em autonomia”, através do desenvolvimento de relações amorosas e de amizade que substituam a dependência da família.

Psicólogos são os mais sociáveis, médicos os mais solitários

Baseada na análise do estádio de desenvolvimento psicossocial dos estudantes, Carla Faria conclui que os estudantes de Psicologia têm um nível de pensamento menos complexo e são mais sociáveis, enquanto os estudantes de Medicina tendem a ser menos “competentes” na esfera social do que na intelectual. Os alunos de Mestrado também têm maior facilidade no desempenho de tarefas sociais do que os alunos de Licenciaturas, adiana a professora.

A adopção de comportamentos de risco é outra das características que tendem a assinalar a transição dos jovens para a idade adulta. Ao descobrir a sexualidade e o consumo de ácool ou drogas, os estudantes “tornam-se vulneráveis a problemas como a contracção e transmissão de doenças”, realça Carla Faria.

A solução é apontada por Manuel Esteves, professor da FMUP, para quem os métodos preventivos “devem ser um estilo de vida, não um part-time”.

Num encontro onde se abordaram várias “problemáticas psicológicas” dos estudantes universitários, Márcia Mota, do serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João (HSJ), falou nos estudantes que vão para outros países. “A língua, os valores sociais, as expectativas, as novas relações e o afastamento da família” são desafios que se não forem bem encarados “podem causar isolamento, depressão e maus resultados académicos”, alertou.