Eagle Eye Cherry e os Reamonn são os dois nomes internacionais que vão actuar na Queima das Fitas do Porto 2009. Os alemães Reamonn actuam no dia 3, ao passo que Eagle Eye Cherry regressa ao palco do Queimódromo na noite de sexta-feira, dia 8. As noites da Queima 2009 têm lugar entre os dias 3 e 9 de Maio, no Parque da Cidade do Porto.

O cartaz oficial da maior festa académica da cidade foi apresentado esta terça, no Café Piolho. Para além dos nomes internacionais, destacam-se as estreias – já antes anunciadas pelo JPN – dos Deolinda e Rita Redshoes.

Filipe Almeida, Presidente da Federação Académica do Porto (FAP) disse ao JPN que “tentaram apostar num cartaz que atravessasse transversalmente todos os estilos musicais musicais, quer a nível nacional quer a nível internacional”.

A abertura do palco principal, na madrugada do dia 3, cabe aos Skeezos, vencedores do concurso bandas de garagem organizado pela Federação Académica do Porto. No mesmo dia actua David Fonseca, que repete a presença de 2008.

No dia 3, o palco da Queima das Fitas recebe o português John Is Gone e ainda os alemães Reamonn. Na segunda-feira, dia 4 estreia-se no palco da Queima das Fitas os Deolinda. Nesse mesmo dia actuam os portuenses Blind Zero. Na já tradicional noite “pimba”, dia 5, Quim Barreiros repete a presença de anos anteriores, sendo acompanhado pela Banda Lusa.

Num cartaz onde não faltam repetentes de outras edições da Queima, Pedro Abrunhosa sobe palco do Queimódromo na quarta-feira, dia 6, na mesma noite em que os estudantes do Porto apadrinham a estreia a solo de Rita Redshoes. A noite de rock fica a cargo de Klepht e dos consagrados Xutos & Pontapés.

Na sexta-feira é a vez de subirem ao palco da Queima das Fitas Expensive Soul e ainda o “cabeça de cartaz” Eagle Eye Cherry. O encerramento fica a cargo dos portuenses Per7ume e Rui Veloso.

Regresso do passe geral

Na apresentação do cartaz da Queima das Fitas 2009 estiveram presentes Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero e Miguel Rendeiro, DJ que vai actuar numa das tendas da Queimódromo.

Ao JPN, Miguel Guedes adiantou que este ano os Blind Zero têm motivos acrescidos para estar na Queima, já que, para apresentar o disco novo, estão a programar um “concerto renovado”, com um alinhamento diferente.

Pólo Zero arranca na primeira metade de 2009

Presente na apresentação do cartaz da Queima 2009, Vladimiro Flores, vereador da Câmara Municipal do Porto, aproveitou para lembrar que o contrato de cedência do Parque da Cidade para as noites da Queima termina neste mandato. Segundo o autarca, as obras do Pólo Zero da Academia do Porto devem começar ainda na primeira metade deste ano e “a próxima apresentação da Queima pode ser já no Pólo Zero”, afirma.

Apesar da aposta em alguns nomes habituais na Queima, outros, como Da Weasel ou Jorge Palma, não vão passar este ano pelo Queimódromo. Esta opção “pretende dar um tom de rotatividade à Queima, ao não repetir sempre as mesmas bandas”, adianta o presidente da FAP.

A FAP vai contar com o usual apoio da STCP, que assegura o transporte dos estudantes para o Queimódromo durante toda a noite, gratuitamente. À semelhança do ano passado, “os autocarros partirão da Avenida dos Aliados e também da Areosa [este último com passagem pelo pólo da Asprela], revela Filipe Almeida.

Relativamente aos bilhetes, o responsável adianta que o preço vai sofrer “um ligeiro aumento”. Uma das grandes novidades deste ano é o bilhete único que custa 53 euros. Quem adquirir o passe geral, em detrimento dos bilhetes diários, “poupa 4 euros”, avança Filipe Almeida. Os bilhetes para a Queima 2009 são colocados à venda na próxima segunda-feira, em vários estabelecimentos de ensino superior e na FAP.