Foi inaugurada, esta quarta-feira, a nova ala de atendimento do Hospital de São João. O “Atrium Hospitalidade” vai “triplicar a capacidade de atendimento do hospital”, como destacou o presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), Alcino Maciel Barbosa. “Nós tínhamos quatro pessoas a atender quem vinha para o hospital”, contando-se agora doze no atendimento”, ilustra o responsável.

O novo átrio inclui facilitadores de acesso por cores, nove postos informativos, a concentração de “serviços para resolver problemas” e o acesso ao interior do hospital através de cartão magnético. Novidades que contribuem, segundo o presidente da ARS, para “mudar radicalmente a maneira como as pessoas sentem e vivem o hospital”.

Obras de reconversão e expansão do hospital até 2012

Dentro de duas semanas, os serviços de Cirurgia Vascular e de Cuidados Médicos do Hospital de São João vão ser transferidos para um novo apêndice – a torre nascente – construído no âmbito das obras de reconversão e expansão do hospital. Medicina e Cirurgia vão também contar brevemente com mais três andares e toda a ala central vai ser remodelada. Até 2012, será também construído o projecto do Centro Ambulatório, que se vai situar em frente ao Instituto Português de Oncologia (IPO), entre o Campus de S. João e a Escola de Enfermagem.

O investimento na nova ala foi de cerca de 1 milhão e 800 mil euros. Além disso, de acordo com a ARS, também se apostou na formação profissional. “Há um investimento adicional, na formação das pessoas em cursos com psicólogos, hospedeiros no sentido de as preparar para o atendimento dos utentes”, especifica Alcino Barbosa.

A necessidade do investimento é também destacada pelos profissionais de saúde. Para Manuel Silva Rocha, enfermeiro e vogal da Unidade Autónoma de Gestão da Urgência e Cuidados Intensivos, “o hospital carecia de um espaço como este para que os utentes pudessem ter melhores condições em serviços como o internamento”. O responsável deixa ainda elogios a uma unidade onde “as condições são óptimas e necessárias para melhorar o atendimento e a humanização do hospital”.

A nova ala do Hospital de São João inclui ainda serviços como cafetaria, babysitting, florista e quiosque, que vão funcionar em horário alargado. Está também patente uma exposição intitulada “Inovação e Excelência na Actividade Hospitalar”, que foca as áreas onde a instituição mais se destaca.