Começou, esta quarta-feira, a sexta edição do festival audiovisual Black & White, organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP). O festival, que se dedica à criação artística a preto-e-branco, decorre de 22 a 25 de Abril.

A sessão de abertura, iniciada às 22h00, ficou marcada pela apresentação das 11 curtas candidatas na competição vídeo, oriundas de nove países diferentes. Em conversa com o JPN, Álvaro Barbosa, da organização, explicou que a sexta edição do festival ambiciona ser “maior e mais internacional” do que as anteriores.

“O Black & White sempre teve o propósito de ser um festival internacional e temos tido uma presença cada vez maior a esse nível”, garante o responsável.

“De início, o Black & White sofria um pouco com o estigma de ser um festival universitário”, nota o professor da Escola de Artes, salientando que, este ano, essa característica foi ultrapassada. “Na verdade, temos mais entradas de fora do que da universidade”, justifica.

Para além do concurso de vídeo, no qual competem 38 curtas de 19 países, e da competição de fotografia, com trabalhos de cinco países em exibição, o festival conta ainda com várias sessões de cinema extra competição, bem como com alguns concertos.

Retrospectiva “Tricky Women Goes Black & White”

Entre as exibições de curtas encontra-se a retrospectiva “Tricky Women Goes Black & White”, apresentada esta quinta feira. A sessão reúne trabalhos do festival austríaco dedicado exclusivamente a filmes de animação realizados por mulheres. A organizadora e membro do júri Black & White, Waltraud Grausgruber, diz ao JPN que houve a preocupação de escolher “uma selecção representativa, mas não só com obras a preto-e-branco”.

Para além da sessão de abertura, o primeiro dia do Black & White contou também com apresentação dos melhores trabalhos da disciplina de Som & Imagem da UCP, com a mostra dos vencedores da edição de 2008 e, ainda, com os a exibição dos vídeos promocionais do concurso “Renova Black Label”. Coube aos lisboetas Dead Combo encerrar a noite.

O festival prossegue esta quinta-feira com as sessões “One Take Film” e “Tricky Women”, uma conferência com o fotógrafo Rui Xavier e ainda um concerto dos Budda Power Blues, sucedido pelo DJ set do DJ Darkkensoul.