A Associação Nortenha de Intervenção no Mundo Animal (Animal) distinguiu, esta tarde, o presidente da Câmara de Viana do Castelo pela sua “dedicação à causa animal”. Em causa está, Segundo Rita Silva, vice-presidente da Animal, a decisão da autarquia liderada por Defensor Moura em tornar Viana do Castelo “a primeira cidade anti-touradas portuguesa”.

Rita Silva aplaude a iniciativa e critica outros autarcas por não tomarem “uma atitude tão corajosa tão rapidamente. Ser uma cidade anti-touradas [significa] que em todos os espectáculos tauromáquicos de que dependa a autorização da Câmara, esses espectáculos não acontecem porque a Câmara não licencia”, afirma.

Associação quer nova lei sobre os direitos dos animais

A associação “Animal” encontra-se actualmente “a trabalhar em várias frentes de luta “pelos direitos dos animais. Estamos com uma proposta orientadora para uma nova lei de protecção dos animais no Parlamento”, afirma Rita Silva. Apresentada em Outubro de 2007, a proposta tem sido debatida no Parlamento, tendo já motivado várias reuniões entre a “Animal” e os grupos parlamentares dos diferentes partidos.

Rita Silva afirma que “não vão voltar a haver touradas” na praça de touros de Viana “enquanto este executivo estiver em acção”. A responsável da Animal diz ainda esperar “que os próximos executivos mantenham a medida”.

A Câmara Municipal comprou a praça de touros de Viana e planeia agora transformar aquele espaço num centro de Ciência Viva. Segundo Rita Silva, o objectivo é transformar a praça “num sítio educativo em vez de um sítio deseducativo”.

A a primeira edição do prémio António Maria Pereira visa homenagear o advogado e político, falecido recentemente. Maria Pereira demarcou-se ainda enquanto pioneiro na defesa dos direitos dos animais em Portugal.