Dado o desempenho “excepcionalmente positivo” dos últimos dois mandatos, Rui Rio é, de novo, o candidato da coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal do Porto (CMP).

A informação foi dada em conferência de imprensa, esta sexta-feira, pelos presidentes das secções do PSD e do CDS-PP Porto, Sérgio Vieira e Miguel Barbosa, respectivamente.

Rui Rio já aceitou ser candidato à câmara e deverá fazer o anúncio dentro de algumas semanas, “antes do arranque oficial das eleições europeias”, numa sessão que vai contar com a presença da líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, assegurou Sérgio Vieira. As listas para o executivo vão ser discutidas pelos dois partidos e, também, por Rui Rio nos próximos dias. Sérgio Vieira avança a intenção de “voltar a ter Miguel Veiga como mandatário”, à semelhança dos mandatos de 2001 e 2005.

O slogan da campanha será “O Porto em Primeiro”, uma frase “que deixa claro que o PSD e o CDS-PP não desejam um candidato que ande de ‘porto em porto’ à procura do melhor abrigo” e que “engane os portugueses que são chamados a votar em eleições europeias, nem os portuenses que votarão nas próximas eleições municipais”, frisou Sérgio Vieira.

Quando questionado se o lema da coligação constituía uma crítica à candidata do Partido Socialista, Elisa Ferreira, o social-democrata sublinhou que Rui Rio tem sempre colocado o Porto em primeiro lugar e, por isso, em caso de reeleição, irá cumprir o seu terceiro e último mandato até ao fim.