Um empregado e um cliente encaram um prato e uma nota incompletos. Foi com esta caricatura que o cartunista romeno Mihai Ignat venceu o Grande Prémio do XI Porto Cartoon World Festival, organizado, uma vez mais, pelo Museu Nacional de Imprensa, no Porto.

Subordinados ao tema “Crises”, foram avaliados cerca de 2000 desenhos, oriundos de 70 países. Os vencedores foram anunciados este domingo. O português Augusto Cid, que ganhou a décima edição, arrecadou o segundo prémio. Em terceiro, ficou o polaco Zygmunt Zaradkiewicz com o cartune intitulado “Crisis Dinner”.

A edição contou com a participação de cerca de 500 cartunistas de todo o mundo, com o Brasil a liderar o número de participações – cerca de 50 -, seguido do Irão, Turquia, Roménia, Portugal e da China.

Devido à elevada qualidade dos trabalhos, o júri, presidido pelo francês Georges Wolinski, atribuiu 11 Menções Honrosas a artistas de dez países, neste que é considerado pela Federation of Cartoonist´s Organisations (FECO) um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo.

Os troféus são entregues em Junho, aquando da inauguração da exposição.