Um novo protocolo entre o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) da Universidade do Porto e a Cátedra Rui Nabeiro da Universidade de Évora vai resultar na criação de um novo pólo de investigação naquela cidade alentejana.

O vice-coordenador do CIBIO, Paulo Alexandrino, sublinha que o novo pólo pretende albergar dois grupos de investigação – um dedicado à “biodiversidade e alterações globais” e outro à “ecologia das populações e das comunidades”

O CIBIO, uma unidade de investigação que pertence ao Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares (ICETA), organismo nascido no seio da Universidade do Porto, possui actualmente pólos na cidade Invicta e na Universidade dos Açores.

Em declarações ao JPN, Paulo Alexandrino afirma que este pólo é criado no sentido de formar uma “rede de grupos de investigação”, sendo que a nível de “gestão científica” os vários pólos funcionam como “uma unidade”.

Apesar de considerar que esta rede já está “bastante preenchida” a nível nacional, Alexandrino avança que existe “mais uma universidade que poderá entrar no projecto”. O responsável não quer avançar, no entanto, mais informações, já que as negociações ainda estão a decorrer.