O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA), Thomas Stephenson, encara a cooperação internacional como solução para a crise económica mundial. “Nós estamos nesta crise económica juntos”, refere o diplomata, que vê como sinal positivo a cooperação entre países na cimeira do G20.”Houve um claro reconhecimento” de que a crise “é um problema global”.

Stephenson marcou presença, esta segunda-feira, na conferência “As Prioridades da Embaixada em Lisboa sob a nova Administração Norte-Americana”, inserida no ciclo “Conferências do Palácio da Bolsa 2009”, onde reflectiu sobre a economia actual.

O embaixador acredita que a administração Bush se apercebeu da gravidade da situação económica quando “já era tarde demais” e, por isso, louva a administração Obama, que, apesar de ter herdado “um desastre económico”, tomou “automaticamente medidas de estímulo”. “Ainda é muito cedo para tirar conclusões acerca da economia, mas as coisas estão melhores”, refere.

Thomas Stephenson desculpabiliza a bolsa de Wall Street como a grande responsável pela actual crise, já que “não foi aquela que empurrou as pessoas a comprar casas que não conseguiam pagar”.

Questionado pela audiência sobre o peso da China na actual economia europeia e americana, o embaixador admitiu que os “EUA perderam muitos postos de trabalho para o sudeste asiático”, mas que é importante utilizar esse facto para dar ênfase à “reeducação dos empregados e estudantes”. Stephenson entende ainda que a educação “é a solução para os problemas económicos a longo prazo”.