O primeiro-ministro, José Sócrates, elogiou, esta quarta-feira, a “ambição” do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto na aposta nos melhores serviços e nas “melhores equipas”.

“A ambição faz parte do Sistema Nacional de Saúde”, reforçou o primeiro-ministro, que, acompanhado pela Ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugurou a Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso e o Serviço de Onco-Hematologia do IPO do Porto.

Em alusão ao 35.º aniversário da instituição, José Sócrates estabeleceu um paralelo com a História de Portugal. “A vossa idade coincide com a democracia e a maturidade do Serviço Nacional de Saúde.”

O primeiro-ministro aproveitou, ainda, para destacar a importância de ter um Serviço Nacional de Saúde que obedece aos “valores da democracia e da dignidade humana” e ao propósito da “igualdade de oportunidades dos cidadãos [no acesso] à saúde”.

Novo serviço de Radiografia Externa em 2010

O serviço de Onco-Hematologia sofreu uma remodelação significativa, proporcionando agora condições de isolamento, conforto e privacidade para os doentes. Já a Clínica da Pele, Tecidos Moles e Osso é um espaço que reúne várias especialidades como a Dermatologia, Cirurgia Plástica ou Ortopedia.

Foi também lançada a primeira pedra do serviço de Radiografia Externa. Fruto de um investimento de 27 milhões de euros, a nova infra-estrutura vai possibilitar ao IPO do Porto a aquisição do estatuto de Centro Ibérico de Formação nas áreas tecnológicas de tratamento do cancro. A inauguração está prevista para finais de 2010, inícios de 2011.

“O IPO demonstrou ser autónomo ao criar todo este projecto e mobilizar os profissionais para a satisfação dos pacientes”, afirmou a Ministra da Saúde, em relação ao futuro serviço. Ana Jorge destaca também o “empenho das equipas na escolha dos materiais, para que os doentes tenham as melhores condições”.

De acordo com o director clínico, Machado Lopes, o objectivo é proporcionar um “ambiente confortável” aos pacientes. O responsável destaca o investimento da instituição em “técnicos de grande qualidade”.