As emissões da Televisão Digital Terrestre (TDT) arrancam, esta quarta-feira, em 29 concelhos de Portugal continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Nesta primeira fase de implementação da nova forma de distribuição de sinal televisivo, cerca de 40% da população poderá beneficiar da TDT.

Um ano após a apresentação do plano para a distribuição da TDT em território nacional, a Portugal Telecom (PT) – empresa vencedora do concurso que atribuiu a concessão do projecto – resolveu alargar a implementação das novas emissões para 29 concelhos, em vez das dez localidades inicialmente previstas.

Funcionalidades da TDT

A Televisão Digital Terrestre vai possibilitar o acesso a conteúdos digitais com a qualidade da televisão paga, assim como funcionalidades interactivas. Acesso à programação dos canais, possibilidade de gravação da emissão com agendamento e um canal de alta-definição são algumas das novidades que aproximam a TDT dos serviços prestados pelas empresas privadas que operam no cabo. Para a população que já usufrui de serviços pagos, a introdução da TDT não acarreta qualquer mudança.

Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Porto são os concelhos do Grande Porto abrangidos pelo novo sinal digital de televisão, que se juntam, no resto do país, a Viana do Castelo, Lisboa, Évora, Ponta Delgada e Funchal, entre outros. Na página oficial da TDT é possível consultar, em pormenor, quais as localidades que podem usufruir do novo serviço, através da introdução do respectivo código-postal.

TDT em todo o país em 2012

Para além dos quatro canais generalistas e das emissões da RTP Açores e Madeira, a TDT prevê a disponibilização do quinto canal generalista, que ainda não foi atribuído. Na versão do serviço por subscrição, o número de canais disponíveis aumenta para 15 a 20 canais nacionais e para 35 a 45 regionais.

Segundo comunicado oficial da PT, apesar de o acesso à TDT ser gratuito, é necessário adquirir “uma televisão com recepção de TDT incorporada ou um equipamento descodificador que será ligado ao televisor”, compatíveis com a “norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264”. Apesar de o preço dos equipamentos ainda não estar definido, Zeinal Brava, presidente da PT, afirmou acreditar, em declarações à agência Lusa, que “quando o mercado estiver estabilizado, o preço poderá rondar os cinquenta euros”.

De acordo com a PT, o objectivo é ter, até 2010, todo o território português coberto pela TDT e, assim, “antecipar em 16 meses a data limite de desligamento da televisão analógica fixada pelo Governo”. Até 2012, todos os países membros da UE têm de estar servidos por um sinal digital de televisão, na sequência de uma deliberação da Comissão Europeia.