Detectar crianças cujo índice de crescimento não corresponde ao esperado para esta população. Foi esse o objectivo de um estudo inovador realizado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP) junto de crianças da Região Autónoma da Madeira.

Da autoria de Bruno Sousa, Bruno Oliveira e Maria Almeida, o projecto visou determinar as referências antropométricas de 2384 crianças – entre os 6 e os 10 anos – madeirenses. Peso, estatura, índice de massa corporal ou determinados perímetros como o da cintura ou do braço foram alguns dos elementos avaliados pela equipa de investigadores.

Até ao momento, existia apenas um estudo relativo à população norte-americana. Contudo, por se cingir apenas às crianças madeirenses, Bruno Sousa espera que “esta seja uma boa oportunidade para termos as referências relativas à população de todo o país”. O investigador espera também que este seja “um novo instrumento para aqueles profissionais que avaliam o estado de saúde e nutricional das crianças”.

O trabalho dos investigadores da FCNAUP foi distinguido, entretanto, com o 4º Prémio Nestlé de Nutrição Comunitária. Para Bruno Sousa, o galardão surge como “um reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido e que envolve um grande esforço e uma grande amostra de crianças avaliadas. E é um incentivo para continuarmos a trabalho neste sentido”, explica.

A equipa de Bruno Santos pretende desenvolver o estudo em crianças do continente, mas, por enquanto, as atenções dos investigadores estão centradas em indivíduos dos 10 aos 18 anos.