Investigadores e estudantes de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade de Aveiro (UA) integram uma equipa de investigação que, até domingo, estará em Áquila para aferir o impacto do sismo ocorrido naquela cidade italiana, a 6 de Abril.

A equipa, constituída por cinco elementos da FEUP e dois da UA, vai tentar identificar os “tipos de construções mais vulneráveis” à actividade sísmica e melhorar os “procedimentos de reforço e dimensionamento” em caso de terramoto.

Raimundo Delgado, docente na FEUP e especialista em Sismologia, explica que o objectivo do trabalho da equipa de investigadores é “procurar extrair conclusões para o futuro”. Uma vez que os sismos ocorreram no centro da Europa, podem estabelecer-se “analogias” entre os edificios italianos e os portugueses.

O investigador da FEUP refere ainda que “as lições que se possam inferir do comportamento daquele parque habitacional” podem ser transportadas para o panorama português, no caso de ocorrência de um sismo.

O contributo da missão da FEUP centra-se no “aumento do conhecimento” relativamente ao “bom comportamento das estruturas e às melhores estratégias para as reabilitar e reforçar”, de modo a que se possam comportar “bem” numa situação futura de sismo, esclarece Raimundo Delgado.

Com cerca de vinte anos, a equipa de investigação sísmica da FEUP já foi chamada a intervir nos Estados Unidos da América, aquando do sismo de 1994 em Los Angeles, assim como no último abalo ocorrido nos Açores.