Por entre o negro das pastas e dos trajes, distinguem-se as cores das fitas, manchadas pelo turbilhão de emoções característico dos estudantes finalistas. A sorrir, a chorar ou envoltas em incerteza, milhares de pessoas ocuparam, este domingo, a Avenida dos Aliados para assistir, debaixo de um sol abrasador, a mais uma Benção das Pastas dos estudantes finalistas.

Queima do Porto no JPN

Até domingo, dia 10 de Maio, o JPN vai acompanhar os momentos mais emblemáticos da Queima das Fitas do Porto 2009. Das noites no Queimódromo às vibrações do Cortejo, passando pela música do FITA, não percas tudo o que interessa saber sobre a semana mais longa da academia do Porto.

“É uma satisfação enorme, que é o culminar de uma vida de estudante e também o realizar de um sonho nosso, de ter uma filha licenciada naquilo que ela gostava de ser”, são as palavras que o emocionado pai de uma finalista utiliza para descrever o ritual académico, realizado no segundo dia da Queima das Fitas.

O Bispo do Porto presidiu à cerimónia, endereçando palavras de esperança aos finalistas. D. Manuel Clemente lembrou ainda aos “semelhantes a Deus” outra celebração, o Dia da Mãe: “Deus as recompense a cem por um por toda a generosidade com que criaram os seus filhos e filhas, por todo o carinho que lhes devotaram e sempre devotarão”.