O FC Porto foi à Madeira conquistar uma vitória importante, que deixa os «azuis-e-brancos» a apenas uma vitória de garantir o «tetra». Os« dragões» entraram em campo sabendo já do empate comprometedor do Sporting e não pouparam esforços, vencendo o Marítimo por 3-0. A equipa orientada por Jesualdo Ferreira entrou praticamente a ganhar, com o golo de Raúl Meireles logo aos 3′, com a ajuda de Marcos. Depois, teve várias oportunidades para dilatar a vantagem antes do segundo tempo, tantas quanto o Marítimo teve para empatar o jogo, mas o resultado não se alterou.

Aos 64′, os portistas fizeram o 2-0, mercê do golo de Rolando, após um livre cobrado por Cristian Rodriguez. Os« verde-rubros» não desistiam, mas a bola teimava em não entrar e os campeões nacionais acabaram por sentenciar a partida aos 83′, com golo Tomás Costa. Com este resultado, os «dragões» só precisam de uma vitória na próxima jornada, frente ao Nacional, para se sagrarem tetra-campeões.

O Sporting chumbou no exame frente à Académica, e despediu-se praticamente do título. Sem Polga no centro da defesa, Tonel fez dupla com Daniel Carriço, num jogo marcado ainda pelo regresso de Izmailov após lesão. Num jogo sem golos, o Sporting não foi capaz de converter as poucas oportunidades que dispôs ao longo do jogo, valendo para isso a boa exibição de Peskovic, guardião dos estudantes. A dupla Liedson-Derlei trabalhou muito, mas esbarrou sempre na boa organização defensiva dos «estudantes», que apenas se mostravam atrevidos no ataque, por intermédio de Sougou. Domingos voltou a roubar pontos ao Sporting, acabando quase por completo com a esperança leonina em chegar ao título.

Liga Portuguesa – 27ª Jornada

Resultados

Rio Ave 0-0 Sp. Braga
Académica 0-0 Sporting
Nacional 3-1 SL Benfica
Est. Amadora 2-1 Leixões
Vit. Guimarães 1-0 Naval 1º Maio
Vit. Setúbal 2-1 Paços Ferreira
Marítimo 0-3 FC Porto
Trofense 2-1 Belenenses

Classificação

1. FC Porto, 63 pontos
2. Sporting, 57 pontos
3. SL Benfica, 52 pontos
4. Nacional, 49 pontos
5. Sp. Braga, 46 pontos
6. Leixões, 39 pontos
7. Maritimo, 37 pontos
8. Vit. Guimarães, 35 pontos
9. Académica, 33 pontos
11. Est. Amadora, 30 pontos
10. Paços Ferreira, 28 pontos
12. Naval 1º Maio, 27 pontos
13. Vit. Setúbal, 25 pontos
14. Rio Ave, 24 pontos
15. Trofense, 22 pontos
16. Belenenses, 21 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 19 golos
Liedson (Sporting),13 golos
Cardozo (Benfica), 13 golos
Baba (Marítimo) 10 golos
Lucho (F.C. Porto), 9 golos

O Benfica perdeu por 3-1 frente ao Nacional e hipotecou a luta pelo segundo lugar, ficando ainda em risco de perder o terceiro lugar. Os «alvinegros» dominaram todo o jogo na Choupana, trocando bem a bola e não permitindo qualquer incursão ofensiva dos «encarnados». O Benfica podia dar-se por satisfeito por ir para o intervalo com um nulo no marcador. A equipa da casa entrou no segundo tempo com a mesma vontade da primeira parte, e foi sem surpresas que aos 57, o inevitável Nené abriu o marcador, num bom cabeceamento.

O Nacional insistia na toada ofensiva, perante um Benfica impávido e sereno, e aos 64, Ruben Micael fez o 2-0, num pontapé de fora da área. O Benfica então reagiu, e Reyes reduziu para a equipa da Luz aos 68′, relançando o jogo, que ficou resolvido aos 93, quando o madeirense Miguel Fidalgo, que havia entrado minutos antes para o lugar de Nené, apareceu ao segundo poste e encostou para o fundo das redes. Com esta vitória, o Nacional fica a apenas três pontos do terceiro lugar, enquanto os «encarnados» despediram-se definitivamente da «Champions».

Nacional pisca olho ao 3º lugar

Os «alvinegros» bateram o Benfica em casa por 3-1 e distanciaram-se do Sp. Braga. Com este resultado, os madeirenses consolidaram o quarto lugar, e encontram-se agora a apenas três pontos do terceiro posto. O Sp. Braga não foi além de um empate sem golos em Vila do Conde, frente ao Rio Ave. Os bracarenses perderam terreno para o Nacional na luta pela qualificação directa para a Europa, ficando a três pontos dos madeirenses.

Belenenses em maus lençóis

O Rio Ave, que pontua há 3 jornadas consecutivas, empatou (0-0) frente ao Sp. de Braga e deu um pulo acima da «linha-de-água». O Vit. Setúbal foi quem mais saiu beneficiado da 27ª jornada, ao vencer o Paços de Ferreira em casa por 2-1, num jogo muito contestado pelos pacenses. O Belenenses tinha uma oportunidade de ouro para fugir da despromoção, mas saiu derrotado da Trofa, por 2-1. Com este resultado, a equipa do Restelo é agora última, com 21 pontos, tendo sido ultrapassada pelo Trofense, que soma 22 pontos.