A última sequela da saga “Star Trek” é o grande destaque apresentado pela “On The Trek”, a I Mostra Internacional de Ficção Científica de Vila Nova de Famalicão, em exibição esta quarta-feira, pelas 21h30. A Casa das Artes acolhe, até domingo, a projecção de 40 filmes que exploram o universo da ficção científica.

Vítor Ribeiro, programador da mostra, explica que a escolha da ante-estreia nacional do filme realizado por J.J. Abrams “não foi por acaso. Interessou-nos que fosse uma espécie de promoção e lançamento do ‘On The Trek'”. “As expectativas são enormes”, conta ao JPN.

Do programa da primeira edição da mostra faz parte a rubrica “O Futuro Foi Ontem”, que apresenta uma espécie de “história da ficção científica do século XX”. A aposta da “On The Trek” passa pela projecção de “autores que fizeram apenas um filme” deste género cinematográfico que, ainda segundo Vitor Ribeiro, “é muitas vezes segregado e olhado de canto”.

Também de realçar, para o programador, é a “maratona Star Trek”, com a exibição “de vários episódios da série e filmes da saga” de sábado para domingo, “durante toda a noite”. Workshops, palestras e observação de estrelas no âmbito do Ano Internacional da Astronomia são algumas das actividades a decorrer nos cinco dias de festival.

Obra de Jean Ballard em destaque

O programador do único evento da Península Ibérica exclusivamente voltado para a ficção científica destaca, ainda, o programa especial dedicado ao escritor James Ballard, recentemente falecido. A projecção do filme luso-sueco “Aparelho Voador a Baixa Altitude”, cujo argumento se baseia na obra homónima do autor, vai contar com a presença da realizadora sueca Solveig Nordlund e de Adolfo Luxúria Canibal que “enquanto grande admirador da obra de Ballard, vai interpretar e comentar a película”.

Os filmes “Crash”, de David Cronenberg, e “O Império do Sol”, de Steven Spielberg, vão também ser exibidos, já que foram baseados nos romances de James Ballard. O Café Concerto da Casa das Artes vai receber, ainda, “uma exposição de fotografia dedicada ao autor”, assim como uma “playlist com uma recolha de temas que sofreram influência da obra de Ballard”, refere Vitor Ribeiro.

“Ano Zero” da Mostra

Vítor Ribeiro refere que, “já que este é uma espécie de ano zero” do evento, a continuação “depende da adesão do público e da verificação das expectativas”.

A próxima edição da mostra, que “está pensada para ser bienal”, pode contar com um “concurso literário” e da apresentação de “obras inéditas em Portugal”. “Mas tudo depende da formulação do programa e do que os apoios possam permitir”, realça o programador.

A I Mostra Internacional de Ficção Científica de Vila Nova de Famalicão decorre de 6 a 10 de Maio, na Casa das Artes. Com excepção da exibição do novo “Star Trek”, dos workshops e das actividades de quinta-feira à noite do programa Ballard, a entrada é gratuita.