Debater e promover a mobilidade de estudantes europeus é o grande objectivo do Council of National Representatives, um encontro que reúne, até à próxima segunda-feira, no Porto, os dirigentes de várias redes de estudantes de Erasmus da Europa.

Ao todo são 33 os países representados no evento organizado pela Erasmus Student Network do Porto (ESN-Porto). Nuno Soares, vice-presidente daquele organismo, contou ao JPN que, em cima, da mesa vão estar temas como a recepção de estudantes nos vários países, a equivalência das cadeiras nos diferentes países e estimular países onde a cooperação com este tipo de iniciativas ainda é fraca.

O vice-presidente da rede de estudantes de Erasmus do Porto salienta ainda a ajuda que as instituições de ensino têm dado a este tipo de organismos. A Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e outras escolas superiores são vistas pela ESN como “uma grande fonte de apoio”.

Também a Câmara Municipal do Porto tem dado a sua ajuda ao “facilitar a resolução e organização de questões ligadas à logística e ao turismo”. A ESN-Porto promove várias actividades de descoberta da cidade para os estudantes estrangeiros, pelo que este apoio assume uma importância acrescida.

Além dos apoios institucionais, Nuno Soares destacaainda a ajuda que a própria ESN dá aos estudantes quando chegam ao Porto. “Temos um grupo de pessoas destinado a determinados estudantes, que os acompanha nos primeiros tempo e trata de todas as tarefas institucionais e menos institucionais”, disse.

Ao longo dos cinco dias do Council of National Representatives, os representantes dos diferentes países vão poder usufruir de várias actividades culturais pela cidade do Porto. Estão previstos passeios de barco, visitas a zonas históricas e caves do vinho do Porto e ainda um jantar de gala e um Eurodinner, com direito à prova de pratos dos diversos países representados.