As maiores expectativas centravam-se na estreia de Rita Rita Redshoes mas foram as críticas de Pedro Abrunhosa a Rui Rio que mais ecoaram na quinta noite da Queima das Fitas do Porto 2009.

Perante um Queimódromo que voltou a registar uma enchente, Pedro Abrunhosa começou o espectáculo na Queima das Fitas com o grito de guerra que se ouviu várias vezes ao longo de todo o concerto: “Porto livre!”. Sempre em interacção com o público, Pedro Abrunhosa lamenta a falta de apoios aos eventos culturais e garante que “o Porto está morto”.

Queima do Porto no JPN

Até domingo, dia 10 de Maio, o JPN vai acompanhar os momentos mais emblemáticos da Queima das Fitas do Porto 2009. Das noites no Queimódromo às vibrações do Cortejo, passando pela música do FITA, não percas tudo o que interessa saber sobre a semana mais longa da academia do Porto.

Num espectáculo interventivo e “sem meias medidas”, o músico sublinhou ainda que o único grande evento cultural da cidade é a Queima das Fitas do Porto”, reforçando, em conferência de imprensa, que “os estudantes devem votar em Elisa Ferreira” e que Rui Rio é “medíocre”.

No que à música diz respeito, o público mostrou saber de cor as letras das canções emblemáticas do cantor. “Se Eu Fosse Um Dia Ao Teu Olhar”, “Momento” ou “Tudo O Que Eu Te Dou” foram algumas das músicas que se ouviram ao longo de duas horas de concerto em que foi apresentada uma música nova e anunciado o final dos Bandemónio.

Depois do “apagão” de terça-feira, os estudantes não ficaram em casa numa noite que começou ao som de Rita Redshoes. De vestido escuro, Rita fez jus ao nome: com sapatos vermelhos, a alcunha não podia ter feito mais sentido. Ao longo de mais de uma hora e meia, a cantora de Loures fez vibrar os estudantes do Porto.

Energética e bem-disposta, Rita Redshoes cantou em uníssono com o público temas como “Choose Love”, “Hey Tom” ou “Dream On Girl”. Sempre em contacto com a plateia, Rita aqueceu a fria noite de quarta-feira. “Foi memorável”, confessou a cantora no final do espectáculo.

Pela primeira vez a solo na Queima das Fitas do Porto, Rita Redshoes confessou que não estava à espera da recepção “tão quente” dos estudantes do Porto. “Foi altamente surpreendente”, remata a cantora em conferência de imprensa. Quanto a um novo trabalho, a artista garante ao JPN que já está a “desenhar o próximo álbum” mas que o primeiro registo a solo, “Golden Era”, ainda tem muito para crescer.

Expectativas “superadas”

Quanto aos concertos, foram superadas as expectativas dos estudantes naquela que costuma ser a noite mais calma da Queima das Fitas do Porto. Para Marta Alexandra, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o concerto de Rita Redshoes “foi espectacular. Estava à espera de um bom espectáculo mas hoje foram superadas todas as expectativas”.

Já Carolina Silva, do ISCAP, viu o concerto de Pedro Abrunhosa e garante que o cantor portuense “é um poeta”. Depois dos concertos, a animação continuou nas barracas [Vídeo] onde os estudantes aproveitaram o resto da noite em ambiente de festa.

Paralelamente ao que se passava no Parque da Cidade, o Coliseu do Porto recebeu também os estudantes da Academia portuense para mais uma edição do FITA. Já esta quinta-feira, o Queimódromo promete voltar a encher-se de estudantes para receber os Xutos e Pontapés e os Klepht, na já tradicional noite patrocinada pela Super Bock.