Um, dois, três, e está muito perto o quatro. É esta a realidade «azul-e-branca» num fim-de-semana que todos os portistas sonham ser de festa. O FC Porto pode sagrar-se, nesta jornada, «tetra» campeão se vencer o Nacional da Madeira, Domingo, na cidade Invicta. No entanto, os nacionalistas, posicionados no quarto lugar, não viajam até ao Dragão para ver os festejos portistas, uma vez que a perda de pontos pode significar a aproximação do Sp. de Braga e o afastamento do terceiro classificado, o Benfica.

Para a derradeira partida há boas notícias para Jesualdo Ferreira: Raúl Meireles está recuperado e pode ser opção, assim como Helton que já treinou sem limitações. De fora do relvado ficam baixas de peso como Lucho, Cissokho, Fernando, Fucile, Rodríguez e Hulk que, embora já tenha marcado presença no treino, ainda se encontra em recuperação.

O Sporting não foi além de um empate frente à Académica na última jornada e viu o título fugir-lhe por entre os dedos. No entanto, as esperanças (agora poucas) mantêm-se. Neste fim-de-semana, os «leões» recebem o Vit. Setúbal à espera que os «dragões» escorreguem e a tentar segurar de forma mais tranquila o segundo posto. Com Paulo Bento castigado, os «verde-e-brancos» defrontam o décimo-terceiro classificado que está proibido de perder pontos para continuar a fugir à «linha-de-água».

Os setubalenses estão a, apenas, um ponto de descer para os lugares de despromoção e, por isso, é imperativo ganhar. Para o jogo de Sábado, em Alvalade, Izmailov volta a ser baixa de peso com uma tendinite no joelho esquerdo, assim como Daniel Carriço e Pedro Silva que vão estar ausentes por castigo.

O Benfica cedeu, perdeu e, agora, vê-se com dificuldades na luta pelo segundo lugar. Esperanças no segundo posto da tabela é o que não faltam, uma vez que os «encarnados» se encontram a cinco pontos dos «leões». Difícil mas não impossível de certo, pelo que, nesta jornada, vão tentar vencer o Trofense. Até porque o Nacional está por perto, a apenas três pontos. No entanto, também a equipa da Trofa precisa de vencer a partida no Estádio da Luz pois ocupa o penúltimo lugar da tabela e isso significa a descida para a Liga de Honra.

Para o jogo de Sábado, Nuno Gomes é baixa de última hora, um grande problema para Quique Flores já que David Suazo também ainda se encontra em recuperação. Para além destas baixas, o treinador das «águias» deixou de fora Moretto e Filipe Bastos, por opção. Quem está de volta à lista de convocados é Pablo Aimar, a grande novidade no lote dos escolhidos.

Nacional com deslocação difícil, pode ver Braga a aproximar-se na tabela

A luta por um lugar europeu ainda dá que falar e muita coisa pode mudar. O Nacional parte na frente da corrida com 49 pontos mas tem, este fim-de-semana, uma deslocação difícil ao Dragão. Já o Sp. de Braga sonha com a escorregadela dos nacionalistas, estão em quinto lugar com 46 pontos e, nesta jornada, viajam até ao Restelo para defrontar o aflito Belenenses, último classificado. O Leixões, em sexto lugar e com 39 pontos está praticamente fora da corrida.

A duas finais da despromoção

Quem luta, também, são as equipas abaixo da «linha-de-água». Em antepenúltimo lugar está o Rio Ave, com 24 pontos, com apenas mais dois pontos sobre os lugares de despromoção. Nesta jornada, os vila-condenses viajam até à «cidade-berço» para defrontar o Guimarães, oitavo classificado. Em décimo-quinto lugar está o Trofense, com 22 pontos, que viaja até à Luz. No último posto da tabela encontra-se o Belenenses com, apenas, um ponto de desvantagem para a equipa comandada por Tulipa. Os homens do Restelo jogam em casa e defrontam o Sp. de Braga.