Trata-se de “uma profunda aposta na humanização”, garante António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, ao sublinhar a importância da construção da nova unidade pediátrica da instituição, prevista para o final de 2010.

O projecto, apresentado esta sexta-feira, não usa dinheiros públicos, sendo inteiramente suportado pela iniciativa privada. Com um investimento na ordem dos 14 milhões de euros, o início da obra está previsto para Setembro.

Idealizado no âmbito da requalificação de que está a ser alvo o S. João, o novo hospital pediátrico vai ter quatro pisos, com espaços elaborados de acordo com as tipologias das crianças e jovens até aos 18 anos.

Haverá espaço para internamento de familiares e para espaços educativos, que vão ser assegurados por professores e educadores de infância, e ainda áreas de convívio. Para os adolescentes, o hospital vai dispor de espaços que “respeitem a privacidade dos jovens”, refere António Ferreira, para que o internamento no hospital “seja mais próximo” daquilo que os jovens têm em casa.

Relatório de contas

Depois da assinatura do protocolo, foi apresentado o Relatório de Contas de 2008 do Hospital de São João. De salientar o equilíbrio económico, mesmo sem recurso ao valor de convergência, uma quantia que a instituição recebeu durante muitos anos. Alcindo Maciel, presidente do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde do Norte, felicitou o hospital pelos resultados positivos apresentados, referindo que este é “um exemplo de êxito, de boa gestão, qualidade e satisfação”.

RTP, JN e Câmara do Porto são parceiros

Uma das áreas lúdicas presentes no hospital ficará a cargo da RTP, parceira do projecto. Neste espaço, as crianças vão poder realizar, por exemplo, videoconferências, que podem vir a ser incluídas na programação.

Para angariar fundos e parceiros, vai ser organizada a “Gala dos 50 anos do Hospital de S. João”, a 24 de Junho, que o serviço público vai transmitir em directo.

José Manuel Marquitos, vice-presidente do Conselho de Administração da RTP, mostrou-se satisfeito durante a formalização do protocolo, que decorreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. “É uma honra apoiar este projecto”, afirmou.

Para além da RTP, também o Jornal de Notícias e a Câmara Municipal do Porto já se associaram ao projecto.