“Dar voz aos jovens para que eles falem dos perigos da Internet” é o objectivo que motivou a criação do “Tu e a Internet”, nome do portal que será apresentado, esta sexta-feira, pelo Departamento de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

O projecto surge de um estudo desenvolvido pelo departamento, em parceria com o Center for Research in Advanced Computing Systems. Segundo revela a responsável do projecto, Filipa Falcão Reis, o site pretende ser um “ponto de encontro” onde os jovens possam “partilhar medos” e “falar sobre experiências” que tiveram na Internet.

O portal, que estará disponível a partir das 18 horas, aposta na “ponte” entre a Informática e a Psicologia, para ajudar os jovens a adaptarem-se às novas tecnologias.

Apesar de já existirem sites com objectivos semelhantes, Filipa Falcão Reis entende que os portais criados pelo Governo “não apelam aos jovens”. “Eles não se identificam com esse género de portais”, reforça a responsável do projecto, que entende que um portal deste cariz tem de ser “dinâmico e interactivo” para “agradar aos jovens, habituados às redes sociais”.

A importância do projecto é ainda maior, considera Filipa Falcão Reis, tendo em conta medidas governamentais recentes, como o programa e-Escolas ou a entrega de computadores Magalhães aos mais pequenos. “Com a distribuição tão grande de nova tecnologia, torna-se alarmante o facto de não haver apoio aos jovens na sua adaptação”, entende Filipa Falcão Reis.

A apresentação do portal “Tu e a Internet” a 200 alunos de diversas escolas do Porto realiza-se esta sexta-feira, no anfiteatro do Departamento de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.