Os enfermeiros iniciam, esta terça-feira, pelas 8 horas, nova greve nacional como forma de protesto contra o actual processo de revisão das carreiras. Esta é a terceira greve protagonizada pelos enfermeiros desde o inicio do ano 2009.

Em pleno Dia Internacional do Enfermeiro, a greve terá como ponto alto uma manifestação com partida no Ministério da Saúde, em Lisboa. De acordo com o comunicado de imprensa do Sindicato dos Enfermeiros (SEP), o protesto, que deverá contactar com cerca de 2000 profissionais, vai terminar na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento.

Segundo o comunicado do SEP, a greve e a manifestação são uma “resposta à decisão insatisfatória do Ministério da Saúde (MS) na reunião de 7 de Maio, em que a tutela decidiu recuar face às propostas da Comissão Negociadora dos Sindicatos dos Enfermeiros (CNESE)”.

O Ministério da Saúde não concorda com a alteração das grelhas salariais propostas pelo CNESE na última reunião, o que levou à “indignação do Sindicato face ao actual processo de renegociação das carreiras”.

Em comunicado, Guadalupe Simões, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, faz ainda saber que o recuo nas decisões por parte do Ministério da Saúde “acentua a discriminação dos enfermeiros”.

A última greve, realizada em Abril, teve uma adesão entre os 75% e os 95% segundo o SEP e de 58,62% segundo o Ministério da Saúde.

O JPN tentou contactar a presidente do Sindicato dos Enfermeiros e a Ordem de Enfermeiros da Secção Regional Norte, mas sem sucesso.