Visitas, tertúlias, passeios, peças de teatro, concertos. Os quatro dias da “Festa na Baixa do Porto” (FNB) prometem trazer estas e muitas mais actividades à cidade. De 20 a 23 de Maio, o Centro Nacional de Cultura (CNC) organiza, pela quarta vez, o evento, que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto e de mais sessenta instituições.

Estacionamento gratuito

Também o parque de estacionamento do centro comercial Via Catarina aderiu à Festa na Baixa. Durante os quatro dias do evento, providencia estacionamento gratuito entre as 16h00 e a meia-noite.

O cartaz da FNB foi apresentado esta quarta-feira de manhã, em conferência de imprensa, por Eduardo Oliveira Fernandes, responsável do núcleo do Porto do CNC. O objectivos é dinamizar a cidade e promover a participação dos cidadãos nas actividades culturais. Na agenda [em PDF] do certame estão incluídos eventos criados pelo CNC ou por actores ligados à instituição.

Para que os portuenses possam aproveitar todas as actividades, a maioria dos eventos são gratuitos. No caso dos eventos pagos, estes vão ter descontos especiais durante os quatro dias de FNB. O certame inclui, ainda, cerca de vinte exposições associadas (algumas com horário alargado) e mais de trinta concertos, a maioria com entrada livre.

A “Festa na Baixa do Porto” teve um orçamento de cerca de 75 mil euros, o que é “relativamente modesto”, nas palavras de Eduardo Oliveira Fernandes.

O Centro Nacional de Cultura tem uma história com mais de sessenta anos e tem procurado estender a sua acção à cidade do Porto. O seu site na Internet recebeu, em cinco anos, mais de dez milhões de contactos.