A Avenida da República vai receber, este fim-de-semana, a primeira edição das “24 Horas de Karting” de Vila Nova de Gaia. Trata-se de uma prova de resistência de karting, em que 26 equipas vão competir num circuito urbano com cerca de 900 metros em traçado compacto, junto ao El Corte Inglés.

Co-organizada pela Câmara Municipal de Gaia, Objectivo24 e Kartódromo de Oiã, a competição “tem tudo para transformar a cidade de Gaia num Mónaco português”. O objectivo, segundo Rui Martins, piloto e responsável pelo Objectivo24, é “mostrar que o automobilismo não está tanto ao abandono como se pensa”.

Entre as 26 equipas em pista, vão estar nomes sonantes do automobilismo português, como Armindo Araújo, líder do Campeonato do Mundo de Ralis – Produção. A este juntam-se figuras da comunicação social, do teatro, da televisão e da política que, entre as 17 horas de sábado e as 17 horas de domingo, vão mostrar o que valem a bordo de um kart.

Gaia a alta velocidade

Depois das 24 Horas de Karting deste fim-de-semana, Vila Nova de Gaia vai voltar a acelerar nos dias 13 e 14 de Junho, durante o Gaia Racing Show. Situado na zona da Afurada, na marginal do rio Douro, este mini-circuito contará com a participação de pilotos de diversas áreas do desporto motorizado.

As previsões da organização apontam para cerca de 60 mil espectadores. Luís Pinto Freitas, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, elogia a iniciativa, já que a “proximidade do espectador em relação aos carros e aos pilotos, permite as ultrapassagens de risco e sentir o cheiro da gasolina”.

As inscrições para as 24 Horas de Karting já estão fechadas. Para além da competição propriamente dita, os espectadores vão ainda poder participar num desfile de “karts”, num especátulo de acrobacia automóvel, uma sessão de autógrafos, a apresentação da Escola Nacional de Karting de Baltar, entre outras actividades.