Desde o início da semana que a Universidade do Porto (UP) se associa aos seus museus na celebração do Dia Internacional dos Museus, que se assinala na próxima segunda-feira.

“É uma oportunidade única de se verem alguns dos tesouros e alguns dos museus abertos, inclusivamente, ao fins-de-semana. Muita gente não os conhece e são autênticos tesouros a serem descobertos”, revela Alexandre Lourenço, técnico superior da Reitoria da UP.

Sob o tema “Museus e Turismo”, a Reitoria da UP, a Casa Museu Abel Salazar e o Museu Nacional Soares dos Reis organizaram vários eventos para fazer chegar os respectivos espólios museológicos ao público. Entre tertúlias, passeios, visitas guiadas, audição de morcegos, exposições ou jogos interactivos, são várias as actividades que visam mostrar ao público alguns dos “tesouros” escondidos nas três instituições.

“A ideia é criar uma parceria e um diálogo entre os museus e, com isso ,permitir que as pessoas possam ir ao Museu Soares dos Reis e ver peças da Universidade do Porto. Será uma forma das pessoas conhecerem os museus da UP”, afirma Alexandre Lourenço.

Apesar da riqueza do espólio da universidade, “infelizmente nem todos estão abertos ao público regularmente e estamos a fazer um esforço para que os museus sejam reabilitados. Temos um património enorme que abrange todas as áreas do conhecimento e é importante disponibilizar esse património ao público”, declara Alexandre Lourenço.

O “Projecto Colector”, da autoria de um grupo de ex-alunos da Faculdade de Belas-Artes (FBAUP), é a grande novidade que a Casa Museu Abel Salazar tem para oferecer no Dia Internacional dos Museus. A iniciativa é composta por “alguns trabalhos de arte contemporânea, escultura, pintura, algumas intervenções a nível sonoro que têm a ver com a Casa Museu ou com a figura do nosso patrono, o Professor Abel Salazar”, esclarece Para André Azevedo, Técnico Superior da instituição.

O responsável acredita numa boa recepção por parte do público, sobretudo pelo cariz mais jovem do projecto. “Vamos juntar duas gerações, uma mais ligada à arte contemporânea e outra mais ligada à história da casa museu, mais histórica”, afirma André Azevedo.

Já no Museu Nacional Soares dos Reis, a proposta principal passa pela exposição “Viagens, viajantes e contactos com outras gentes”, uma iniciativa conjunta com os museus da UP e com o Centro Português de Fotografia. Para. “Tendo em conta os emails que temos recebido, mesmo de escolas que nos pedem actividades para o fim-de-semana, nós estamos com grandes expectativas”, revela Mafalda Pinto, assessora do museu.