O papel da Google Portugal resume-se em poucas palavras. “Temos duas missões: evangelizar para que as pessoas usem as aplicações do Google e servir como um olho para o mercado interno”.

É desta forma que Carlos Paulo, senior account manager da Google Portugal, descreve os objectivos da empresa. As declarações foram proferidas esta terça-feira na segunda sessão dos Ciclos de Conferencias Estratégias Anti-Crise organizados pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Dos “dois empregados numa garagem” até ao actual estatuto de empresa global, a Google aposta, agora, em “colocar sempre o foco no utilizador”, numa “missão” que “vai muito para além” de “indexar o que está na net“, enfatizou Paulo.

Para ilustrar a actual crise económica, o orador serviu-se duma série de pesquisas do Google Trends, seguindo as variações nas pesquisas dos portugueses por termos como “férias”, “cinema” e “banco seguro”.

Numa palestra pouco convencional, Carlos Paulo convidou ainda membros do público a adivinhar a que se referiam os dados que mostrava, distribuindo algumas t-shirts e blocos de notas da Google a quem respondia certo.

Em conversa com o JPN, Carlos Paulo notou que a Google Portugal tem uma estrutura “essencialmente comercial”. Quanto à nova iniciativa do Google Street View, o representante notou que “os carros já estão a fotografar” mas “ainda não há data prevista para o lançamento”.