O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) admitiu, esta terça-feira, estar “preocupado” com a indefinição em torno do processo de recuperação dos terrenos do Parque da Cidade. “A questão só fica resolvida quando a Câmara pagar aos donos dos terrenos”, informou Rui Rio, a poucas horas de anunciar a recandidatura à presidência da autarquia.

O autarca explicou aos jornalistas que a câmara está a tentar pagar os terrenos (dois lotes), avaliados em 22 milhões de euros, por permutas de terrenos com os actuais proprietários, tal como Rio tinha sugerido no final do ano passado. Mas a decisão de “quais e quantos os terrenos a trocar está condicionada pela sentença do tribunal”, refere o autarca, que já havia confirmado o atraso na assinatura do acordo – previsto para 20 de Fevereiro – com os proprietários.

“À Câmara do Porto interessa ter os terrenos do Parque da Cidade para que o parque seja seu e seja parque para sempre. Por isso tem de pagar”, reforçou Rui Rio, respondendo às críticas vindas a público por parte dos partidos da oposição

À margem da sessão de abertura do VII Seminário Reflexos da Actividade Jurídica no Município do Porto, o presidente da CMP não deixou também de lembrar que “só o Partido Socialista é que tinha uma posição diferente” relativamente ao Parque da Cidade. “O PS resolve isto facilmente deixando construir”, criticou o autarca.

Candidatura é apresentada esta terça-feira

Os comentários sobre o Parque da Cidade surgem no mesmo dia em que Rui Rio vai apresentar a recandidatura à Câmara Municipal do Porto. A sessão está marcada para as 18 horas no Ipanema Parque, hotel onde o candidato da coligação PSD/CDS-PP fez a apresentação da candidatura às eleições de 2001 e 2005.

Além de Rui Rio e de Miguel Veiga, mandatário da candidatura, a sessão contará com a presença com a secretária-geral do PSD,Manuela Ferreira Leite, do líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel e do líder do CDS-PP, Diogo Feio.

Para o final do evento está marcada a apresentação do primeiro outdoor da campanha eleitoral da coligação PSD/CDS-PP, “O Porto em Primeiro”.