No próximo dia 18 de Junho realiza-se no Porto a II Conferência do Turismo e Hotelaria. O evento decorre na Universidade do Porto (UP) e tem como principal objectivo a discussão do estado do turismo em Portugal e das perspectivas para o futuro desta área.

Ao mesmo tempo, pretende-se pôr em cima da mesa assuntos como a actual situação dos serviços turísticos procurados por estrangeiros e portugueses. Aliada a estes temas, a crise económica estará no centro do debate, a partir da reflexão sobre o potencial do turismo enquanto “solução de sucesso” para a recuperação dos países.

As actuais tendências de consumo na área e as expectativas para o futuro do ramo, bem como a competitividade e a importância dos enquadramentos financeiros neste campo, vão estar igualmente em discussão.

O programa está dividido em três painéis. Nos debates vão estar presentes, entre outros, o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Rio, o vice-reitor da UP, António Marques, e ainda vários representantes do Turismo do Porto, de Portugal e de Espanha.

Esta terça-feira, na apresentação da sua recandidatura à presidência da CMP, Rui Rio disse que “no próximo mandato será notório o papel do Turismo enquanto alavanca da região”. Deste modo, é esperado que a aposta no turismo figure entre as prioridades de Rio, caso conquiste um terceiro mandato na liderança da autarquia.

A inscrição para a II Conferência do Turismo e Hotelaria custa 120 euros, caso seja feita até ao dia 21 de Maio. Depois desta data, os interessados vão ter de pagar 200 euros para garantir presença.

O JPN tentou falar com vários responsáveis pelo Turismo do Porto e de Portugal de forma a perceber que áreas é que devem ser trabalhadas no sentido de sustentar a aposta turística na região, mas não obteve qualquer resposta.