As contas na frente da Liga Portuguesa já estão todas acertadas mas o sorteio não podia ditar jogos mais emocionantes para a despedida do campeonato na derradeira jornada 30.

Nacional e Sp. Braga: lugar final depende dos «grandes»

O FC Porto joga a última partida da época, domingo, no seu reduto. Os pontos já não interessam aos «dragões» que são os campeões nacionais. No entanto, pela frente os «azuis-e-brancos» vão ter o Sp. Braga, ainda a lutar por um lugar na Europa. Os bracarenses ocupam, actualmente, o quinto lugar, depois de perderem com o Benfica na jornada anterior e terem permitido o assalto ao quarto posto por parte do Nacional da Madeira.

No entanto ainda nem tudo está perdido para o lado dos minhotos já que são, apenas, três os pontos que o separam dos «alvi-negros». Assim, à equipa de Jorge Jesus só a vitória interessa na Invicta, esperando uma escorregadela do clube madeirense.

Precisamente, os nacionalistas vão defrontar o vice-campeão do campeonato. Domingo, os «leões» jogam em casa sem o capitão João Moutinho e, em quarto da geral, o Nacional apenas precisa de um empate para segurar o acesso à Europa. No entanto, a equipa da ilha da Madeira não vai facilitar frente aos «leões» para não dar qualquer esperança aos minhotos que clamam por uma última escorregadela.

O factor casa não está, portanto, em jogo nas duas partidas mais esperadas da última jornada do acesso à Europa.

O juízo final na luta pela despromoção

O Benfica, posicionado no terceiro lugar da tabela também já sabe que a posição está garantida, mas vai participar na luta pela fuga à despromoção. Sábado, os encarnados recebem o Belenenses que ocupa o penúltimo lugar e está a, apenas, dois pontos de permanecer na Liga Portuguesa mas tem, na Luz, o jogo teoricamente mais difícil dos candidatos à descida.

Com um ponto de vantagem sobre os «azuis» do Restelo, e em antepenúltimo lugar, está o Vit. Setúbal, com 25 pontos, e defronta, na Figueira da Foz, a Naval. Os setubalenses estão a dois pontos do Rio Ave que é décimo-terceiro e, se os vila-condenses não ganharem ao Est. Amadora, arriscam-se a descer para a despromoção, complicando as contas já de si turbulentas e emocionantes da cauda da tabela.

O Trofense é último com 23 pontos e é o que tem o cenário mais complicado. Na última jornada do campeonato a equipa da Trofa defronta, fora de casa, o Paços de Ferreira, obrigada a vencer a turma de Paulo Sérgio e esperando a derrota dos seus adversários mais directos.