No jogo de consagração dos campeões nacionais, o Sp. Braga arrancou um empate a uma bola no Dragão. Os portistas não fizeram uma exibição de gala, apesar dos cabelos pintados de azul-e-branco, ao contrário dos forasteiros, que entraram no jogo com o intuito de alcançar o Nacional no quarto lugar.

Ernesto Farías inaugurou o marcador aos 42′, com um pouco de sorte à mistura, dando vantagem aos «dragões». O Sp. Braga não baixou os braços e chegou à igualdade aos 56′, por intermédio de Edimar. Os minhotos dispuseram de várias ocasiões de golo para chegar à vantagem, mas o resultado manteve-se até final. Os bracarenses terminam assim a época em quinto lugar.

O Sporting despediu-se do campeonato com uma vitória sobre o Nacional, por 3-1. Com uma equipa “remendada” e um banco composto por jogadores sub-19, os «leões» não se ressentiram e realizaram uma boa exibição. O vice-campeão teve aquilo a que se chama uma “entrada de leão”, com Derlei a fazer o primeiro golo logo aos 3′, correspondendo da melhor forma a um cruzamento de Pereirinha. Volvidos quatro minutos, o “Ninja” faria o segundo golo, após desvio de Liedson.

O jogo parecia resolvido, mas o melhor marcador do campeonato traria de volta a esperança, com um golo soberbo, na marcação de um livre directo, aos 11′. Estava um jogo aberto, e o golo podia surgir em qualquer altura em qualquer das balizas, mas só aos 90′ é que houve novo golo em Alvalade, com Romagnoli a marcar o último golo na Liga Portuguesa esta época, de grande penalidade. O Nacional perdeu, mas manteve o quarto lugar, fruto do empate do Sp. Braga no Dragão.

Liga Portuguesa – As contas finais da última jornada

Resultados

Vit. Guimarães 3-2 Académica
Leixões 1-0 Marítimo
S.L. Benfica 3-1 Belenenses
Paços Ferreira 1-0 Trofense
Naval 1º Maio 2-2 Vit. Setúbal
Rio Ave 2-1 Est. Amadora
F.C. Porto 1-1 Sp. Braga
Sporting 3-1 Nacional

Classificação

1. FC Porto, 70 pontos
2. Sporting, 66 pontos
3. SL Benfica, 59 pontos
4. Nacional, 53 pontos
5. Sp. Braga, 50 pontos
6. Leixões, 45 pontos
7. Académica, 39 pontos
8. Vit. Guimarães, 38 pontos
9. Marítimo, 36 pontos
10. Paços Ferreira, 34 pontos
11. Est. Amadora, 34 pontos
12. Rio Ave, 30 pontos
14. Naval 1º Maio, 29 pontos
13. Vit. Setúbal, 26 pontos
15. Belenenses, 24 pontos
16. Trofense, 23 pontos

Melhores Marcadores – Top 5

Néné (Nacional), 20 golos
Liedson (Sporting),17 golos
Cardozo (Benfica), 17 golos
Lisandro (FC Porto), 10 golos
Baba (Marítimo), 10 golos

O Benfica ditou o destino do Belenenses na Luz, ao vencer o clube do Restelo por 3-1. O clube de Belém entrou da melhor maneira, com um “estoiro” de Silas a inaugurar o marcador logo aos 3′. O jogo era fulcral para o Belenenses, mas o Benfica tinha o seu orgulho em jogo, e aos 21′, Cardozo empatou a contenda, ao corresponder da melhor forma ao cruzamento de Maxi Pereira no flanco direito.

Se as coisas não estavam fáceis, mais difíceis ficaram quando Saulo foi expulso aos 41′, por agressão a Aimar. Mesmo reduzido a dez unidades, a equipa de Rui Jorge esteve sempre à procura do golo, mas aos 64′, Felipe Bastos, com um grande remate de fora de área, colocou o Benfica em vantagem e o Belenenses na Liga de Honra. Foi já em tempo de compensação, que Pedro Mantorras decidiria o encontro, assinando a sentença do histórico de Belém.

Adeus, Belenenses e Trofense. Bem-vindos, Olhanense e Leiria.

Os azuis do Restelo perderam na Luz, e vão, onze anos volvidos, voltar à Liga de Honra. O Trofense perdeu na Mata Real por 1-0, e volta ao segundo escalão do futebol português um ano depois, numa época em que somou apenas cinco vitórias no campeonato. Por troca com estes dois clubes, sobem o Olhanense, que já tinha garantido a subida à principal divisão portuguesa, e a U. Leiria.

Os leirienses ganharam em Aveiro por 3-2, com golos de Carlão e de Cássio (2), e aproveitaram da melhor maneira a derrota do Sta. Clara no terreno do Feirense. Os açoreanos saíram de Santa Maria da Feira em lágrimas, depois de perderem a oportunidade de voltar à Liga Portuguesa, sendo ultrapassados pelo U. Leiria no derradeiro jogo da competição.