Trinta anos depois, a Feira do Livro do Porto está de regresso à Avenida dos Aliados. É já esta quarta-feira que a mais emblemática artéria portuense acolhe a 79.ª edição do evento. Em ano de festa, o certame apresenta-se com mais participantes do que em anos anteriores e com uma forte aposta no público mais jovem.

Ao todo são cerca de 120 os pavilhões de exposição de livros que, até 14 de Junho, vão estar ao dispor do público, diriamente, logo a partir das 12h30. Um alargamento de horários que visa ir de encontro aos “hábitos de vida das grandes cidades”, mas também “facilitar a participação das escolas no evento, como esclarece Rui Beja, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Atrair o público mais jovem é, de resto , um dos grandes objectivos da programação (ver caixa) Feira do Livro do Porto 2009. Para tal,. uma Mini-Feira do Livro vai, receber actividades especialmente dedicadas aos mais novos. Entre as 14h00 e as 17h00, bibliotecas vindas de todo o país vão dar voz à Hora do Conto.

Programação diversificada

Segundo Rui Beja, presidente da APEL, a programação cultural desta edição da Feira do Livro do Porto é “muito forte e muito diversificada”. Entre as mais de acções programadas para os 19 dias de festa, encontram-se debates, lançamentos, apresentações, espectáculos coreográficos, entre outras actividades. O programa inclui ainda uma homenagem a Luísa Dacosta, escritora e pedagoga. A sessão vai-se realizar sábado, de 6 de Junho.

O objectivo é “pôr as crianças em contacto com os livros de uma forma animada e diferente”, referiu Rui Beja, esta segunda-feira, durante a apresentação do cartaz da 79.ª edição da Feira do Livro, no café Guarany.

“Sector editorial e livreiro está a mostrar vitalidade”

Mas a novidade do ano acaba mesmo por ser o regresso dos livros aos Aliados, um dos locais com “melhor acessibilidade da cidade” nas palavras de Rui Beja. Já João Espadinha, coordenador técnico das feiras do livro, encara a mudança como um “acréscimo” para o evento e para os portuenses.

O certo é que Rui Beja espera “um crescimento do evento entre os 10 e os 20%”, a começar desde logo pelo número de livreiros participantes. “Temos mais 25% de participantes este ano, do que tivemos no ano passado e isso é já um bom sinal. Haverá certamente também mais público”, prevê.

Por enquanto, são 76 os participantes inscritos, o que Rui Beja considera ser um sinal de que “o sector editorial e livreiro está a mostrar vitalidade” em época de crise.

Com inicio marcado para esta quarta-feira, a Feira do Livro do Porto prolonga-se então até dia 14 de Junho. A hora de fecho situa-se entre as 20h30 e as 23h00. A entrada é livre.