O primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, estiveram, esta segunda-feira de manhã, no centro de suporte ZON, em Campanhã, no Porto.

Também o Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, acompanhou a visita à empresa, que, este ano, já investiu 45 milhões de euros numa tentativa de modernizar tecnologicamente o país, tornando-se numa das primeiras empresas do mundo a lançar comercialmente serviços de Internet de Nova Geração.

Uma passagem que não é, no entanto, isolada. Insere-se, sim, numa espécie de périplo pelas empresas que, em parceria com o Estado, têm vindo a apostar nas Redes de Nova Geração (RNG). O objectivo é, não só melhorar as redes existentes, mas também criar melhores condições para as comunicações.

À tarde, a comitiva marcou presença na PT Inovação, em Matosinhos, empresa que desenvolve trabalhos na rede de fibra óptica, e na CABELTE, em Vila Nova de Gaia, uma fábrica de produção de fibra óptica.

25 mil novos postos de trabalho

Estas iniciativas são resultado de um esforço do Governo em analisar a viabilidade do investimento feito em RNG, tal como foi acordado num protocolo realizado, a 7 de Janeiro entre o Estado e vários operadores de comunicação, como a Zon e a Sonaecom. Em contrapartida, cerca de 25 mil novos postos de trabalho podem vir a ser criados.

José Sócrates realçou a importância deste investimento, ao qual acresce a criação de emprego. O primeiro-ministro destaca a necessidade de conjugar esforços entre as empresas e o Governo, numa tentativa de dar “oportunidades a empresas” e “oportunidades de emprego”, de forma a contribuir para um país “tecnologicamente mais evoluído”.

Actualmente, um milhão de casas tem acesso à Internet de 10 Mbps. O objectivo da ZON é, no final do ano, fazer com que este número ascenda aos três milhões.

Segundo o primeiro-ministro, esta iniciativa vai ao encontro do Plano Tecnológico do Governo. “O país deve-se modernizar rapidamente no domínio das tecnologias de informação e comunicação”, apelou José Sócrates, explicando que esta é uma forma de tornar a economia mais competitiva.

O Primeiro-Ministro terminou a visita deixando palavras de “estímulo” e de “incentivo” às empresas, para que continuem a investir na “modernidade tecnológica” do país.

O périplo nacional dedicado às RNG continua esta terça e quarta-feira, com visitas a outras duas empresas do sector: A VisaBeira e a Sonaecom.

O Centro de Suporte ZON

O Centro de Suporte ZON em Campanhã, que dá assistência telefónica a centenas de milhares de clientes, surgiu no início deste ano, com a intenção de reforçar o apoio ao cliente e de apostar na formação contínua nas áreas de suporte, vendas, marketing e tecnologia.

A ZON está agora a testar velocidades de 200Mbps e 400Mbps, que prevê que estejam disponíveis para os utilizadores já no próximo ano. O grupo, em termos de empregabilidade, assegura 1500 postos de trabalho directos e sete mil indirectos.