O lançamento da campanha “Um lugar para o Joãozinho”, realizado esta manhã no Hospital de São João (HSJ), ficou marcada pelas presenças de Vitor Baía e do Presidente do Futebol Clube do Porto (FCP), Jorge Nuno Pinto da Costa.

Pinto da Costa realçou a “honra e o prazer” de fazer parte de uma iniciativa que envolve as grandes instituições do Porto, como é o caso do Hospital de São João, “um ex libris da cidade”, o Jornal de Notícias e do FCP.

Já o antigo guarda-redes do FCP Vitor Baía e da selecção nacional justificou a parceria da Fundação Vítor Baía com “o objectivo de ajudar as crianças mais necessitadas”.

A campanha do Joãozinho, que também conta com um sítio na Internet, vai “permitir a construção do novo Hospital Pediátrico integrado” que deverá estar pronto em 2010, explica António Ferreira, presidente do Conselho de Administração do HSJ.

O projecto de angariação de fundos conta com a parceria de instituições portuenses como o JN, a RTP, a Câmara Municipal do Porto, a Fundação Vítor Baía e o FCP.

António Ferreira aproveitou ainda a oportunidade para apresentar a nova imagem da instituição, cuja “junção da cruz de malta com a árvore”, de cor encarnada, “sustenta o dinanismo e liderança” do hospital portuense.

Esta campanha insere-se nas comemorações do 50º aniversário do hospital. Uma exposição fotográfica, um ciclo de cinema e a inauguração de uma nova ala de atendimento foram algumas das actividades promovidas pela instituição. As celebrações terminam a 24 de Junho, com a realização de uma gala no Coliseu do Porto.