Ainda não estão revelados muitos detalhes acerca da Planit Valley, uma iniciativa que, segundo o representante Steve Lewis, vai ocupar “cerca de 17 quilómetros” num “município perto do Porto”.

O projecto surge de uma colaboração “a nível internacional” entre “empresas, escolas e governos” com o objectivo de “melhorar a qualidade de vida” dos indivíduos, através de pesquisa nas áreas da “educação, ética e cultura, entre outras”. “Esperamos trabalhar também com estudantes desta faculdade”, realçou Lewis, perante a audiência que o recebeu na FEUP.

O anúncio foi feito durante a palestra do professor de gestão e autor do “artigo económico mais citado entre 1995 e 2005” (segundo a “Science Watch”) David J. Teece, no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, esta segunda-feira à tarde.

Imediatamente antes do anúncio, Teece falou da necessidade de “criar e manter clusters geográficos” de criatividade empresarial. O professor deu destaque especial a Silicon Valley, região situada a sul de São Francisco e sede de muitas empresas na áera da electrónica.

“O ideal é conseguir um ambiente em que as pessoas gostem de morar num sítio, mas em que também haja estrutura industrial suficiente para incentivar o trabalho”, notou Teece, que considera a Planit Valley “o próximo passo” na evolução deste tipo de estruturas.