Apesar das recentes notícias, que apontam a Organização das Nações Unidas (ONU) como apoiante do projecto Universidade do Povo, o representante de Portugal na Comissão da ONU que vai reflectir sobre a Sociedade da Informação garante que tal apoio não existe.

Luís Magalhães, que representa Portugal na Comissão sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD) da ONU, salienta que a Universidade do Povo “ainda não se encontra certificada” e que “não atribui diplomas”, pelo menos para já.

A confusão poderá ter sido causada pelo facto de o fundador da Universidade, que se assume como a primeira gratuita, global e online, “integrar o Conselho Executivo da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento”. Luís Magalhães garante, no entanto, que a iniciativa não pertence à Aliança e que a ONU “não tem ligação” com a Universidade do Povo.

“Não há ligação, até porque a ONU já tem uma universidade”, acrescenta Luís Magalhães, referindo-se à Universidade das Nações Unidas.

“É uma iniciativa do israelita Shai Reshef que resolveu iniciar uma universidade com acesso gratuito através do e-learning e em que a maioria dos professores são voluntários”, especifica Luís Magalhães, também presidente da Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC).

AUniversidade do Povo assume-se como a primeira universidade internacional, com presença online e de matrícula gratuita. Pretende colmatar lacunas internacionais em matéria de educação, com o recurso às novas tecnologias.