É uma forma de homenagear “a pessoa que mais influenciou a forma de ver cinema”. As palavras são de António Costa, da Medeia Filmes, a promotora do ciclo “10 Filmes da Sua e da Nossa Vida”, que apresenta, no Teatro do Campo Alegre, dez películas seleccionadas por João Bénard da Costa, que faleceu a semana passada.

Através dos “filmes que divulgou” e dos seus “textos e monografias”, o eterno director da Cinemateca Portuguesa foi um poderoso agente de divulgação da Sétima Arte. Por isso, depois de folhear duas das suas obras – “Os Filmes da Minha Vida, os Meus Filmes da Vida” e “Muito lá de Casa” -, a organização seleccionou dez dos filmes favoritos de Bénard da Costa.

“Há filmes que gostaríamos muito de ter, mas como exibidor independente que somos não conseguimos ter acesso a alguns deles”, admite, no entanto, António Costa.

O responsável deixa o apelo para que “o público cinéfilo do Porto compareça”, nomeadamente estudantes de cinema do Porto: “Seria interessante termos alunos dessas escolas a aparecer, uma vez que esta é uma oportunidade rara de ver estes filmes num grande ecrã a um preço acessível.”

O ciclo decorre de 28 de Maio a 6 de Junho no Teatro do Campo Alegre, com uma exibição por dia. Os bilhetes custam 3,5 euros e o programa pode ser consultado aqui.