De 29 a 31 de Maio, o edifício da reitoria da Universidade do Porto (UP) vai acolher a 19.ª edição da Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis.

Estimular a “divulgação das Ciências da Terra em geral e da Mineralogia e Paleontologia em particular” é o objectivo do certame, diz a organização, em comunicado.

Horário:

A 19.ª Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis abre portas, esta sexta-feira, às 15 horas e encerra às 20h00. No fim-de-semana o horário de visitas é alargado. A feira pode ser visitada entre as 10h00 e as 20h00. A entrada é livre.

Os visitantes poderão adquirir peças oriundas de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Brasil nos respectivos postos de venda da feira.

A UP encara a iniciativa como “uma rara oportunidade para coleccionadores e simples curiosos do mundo dos minerais” contactarem com “as turmalinas de Moçambique ou de Madagáscar”, “as crocoítes da Tasmânia”, “as rosas do deserto do México”, “as ametistas do Brasil” “ou os quartzos fumados dos Estados Unidos”.

Para os interessados em Paleontologia, a UP assegura que “as trilobites de Marrocos, da China ou de Portugal”, “os ovos e dentes de dinossauro da Mongólia e China” ou “os insectos aprisionados em âmbar do Báltico” vão surpreender.

A colecção própria da UP continua em exibição, como habitualmente, na Sala de Mineralogia do Museu de História Natural.