A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) celebra o Dia Nacional da Energia com um alerta à sociedade: “No nosso consumo diário, seja por parte de consumidores, das empresas ou das entidades públicas há uma grande percentagem de desperdício de energia e é nessa percentagem que temos de trabalhar”, afirma a presidente Susana Fonseca.

Segundo o comunicado que a Quercus emitiu, esta sexta-feira, prevê-se que, em 2008, Portugal tenha ultrapassado em 5% o limite de emissão de gases com efeitos de estufa fixado pelo Protocolo de u.

“Nós, Quercus, acreditamos que na nova fase em que entrámos, Portugal possa ser mais eficaz na aplicação de medidas para que no futuro deixe de ser um incumpridor”, revela Susana Fonseca.

“O grande problema é o da nossa sociedade não estar propriamente organizada de forma a implementar a eficiência energética no nosso dia-a-dia”, esclarece a presidente. A “falta de informação” e o “consumismo” são, segundo Susana Fonseca, os grandes responsáveis. “Se calhar já temos umas lâmpadas eficientes, mas os computadores continuam ligados mesmo quando vamos almoçar e, portanto, há ainda um conjunto de práticas que têm de ser alteradas”, esclarece.

Apesar das recomendações, Susana Fonseca defende que as empresas portuguesas já começaram a dar os primeiros passos rumo à eficiência energética. “As empresas já se aperceberam dos benefícios económicos de investir em medidas eficientes exactamente porque entenderam que é um factor competitivo”, afirma a presidente da Quercus.

Este Dia da Energia fica também marcado pelo arranque da Semana da Energia e do Ambiente, que se estende até 5 de Junho. A iniciativa é da Câmara Municipal do Porto em conjunto com a Agência de Energia.