A Linha de Informação Eleitoral vai ser lançada na próxima segunda-feira e tem como objectivo “esclarecer os cidadãos sobre o seu local de voto e número de eleitor”, explicou ao JPN, o director da Área de Administração Eleitoral, da Direcção Geral da Administração Interna (DGAI), Jorge Miguéis.

A iniciativa, inserida na campanha “Votar é Fácil”, resulta de um protocolo assinado entre a DGAI e a empresa Consultoria e Valorização de Recursos Humanos (CRH).

A necessidade de criação da linha surgiu das “alterações na Lei do Recenseamento Eleitoral que fizeram com que o recenseamento passasse a ser automático”, ou seja, alguns eleitores “passaram a estar inscritos” mas “desconhecem o seu número de eleitor” e “a freguesia onde votam”, pois “não receberam nenhum documento em troca”, explica ainda Jorge Miguéis. “É esse o objectivo fundamental da campanha”, sublinha.

Segundo o responsável, “a situação está agora mais visível, mas desde Março que há anúncios discretos nos jornais” uma vez que “a situação já tinha sido identificada através de um número de call center, anterior a este”.

A Linha de Informação Eleitoral (800 206 206) vai funcionar entre as 9h00 e as 20h00. No fim-de-semana das eleições europeias, que se realizam a 7 de Junho, a linha abre uma hora mais cedo. Os esclarecimentos da linha telefónica vão ser prestados durante quatro meses, até à data das próximas eleições.