Estão encontradas as dez exposições mais visitadas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. 157.443 é o número que garantiu à exposição de Paula Rego, de 2004, o troféu de a mais visitada nos dez anos de existência do Museu. Na segunda posição está a exposição de Robert Rauschenberg, com 137.485 visitantes, em 2007. Segue-se a mostra do espanhol Juan Muñoz, no ano passado.

Na quarta e quinta posições estão as mostras dedicadas a Boijmans e a Francis Bacon, respectivamente. O sexto lugar é ocupado pela “Anos 80”, dedicada à década em questão, seguida da mostra da obra do arquitecto Siza Vieira.

A retrospectiva da obra do cineasta Manoel de Oliveira ocupa o oitavo lugar. Segue-se a exposição sobre Andy Warhol. O último lugar do top é ocupado pela colecção Onnasch que trouxe 65.550 visitantes ao museu em 2002.

Casa do Cinema Manoel de Oliveira

O presidente da Fundação de Serralves, João Fernandes, afirmou, em declarações à agência Lusa, que a instituição pretende revitalizar a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, colocando-a ao serviço da cultura. O projecto está ainda em fase de negociação entre a fundação, outras entidades, como a Câmara do Porto ou o Ministério da Cultura, e o próprio realizador.

Não menos importante será o “Serralves 21”. Este projecto, que pretende ser um pólo multifuncional, surgiu da necessidade de criar um espaço de armazenamento da colecção da instituição. As 1500 obras da Fundação terão as suas instalações e as condições necessárias de armazenamento prontas em 2012, em Matosinhos.